Categorias
TôdeOlho

Saiba o que os óculos de grau podem revelar sobre você!

Você sabia que nosso corpo fala através de nossos gestos? Estudiosos da linguagem corporal identificam comportamentos específicos em quem usa óculos!

Saiba o que os óculos de grau podem revelar sobre você!

Você utiliza óculos de grau e quer saber mais sobre os gestos que faz com eles? Antes, precisa conhecer um pouco da nossa história. Os seres humanos se destacam no reino animal pela capacidade de conseguirem comunicar-se por meio da linguagem. E, apesar de relacionarmos a linguagem à escrita, existem diferentes tipos dela, como a linguagem corporal.

Os nossos gestos, mesmo sem palavras, podem dizer muita coisa. Até mesmo o modelo dos óculos que uma pessoa está utilizando ou a forma como ela lida com este objeto expressa o que ela está pensando.

Assim, ao decorrer deste texto, aprenderemos melhor sobre a linguagem corporal e qual é a sua relação com o uso dos óculos. Afinal, se você já utiliza óculos ou está precisando utilizar, conhecer sobre estes detalhes expressivos sobre seu uso vai mudar a sua maneira de enxergar o próximo.

Linguagem corporal

A linguagem corporal, como o próprio nome nos revela, é um tipo de linguagem transmitida por meio dos nossos gestos corporais. Mesmo que imperceptivelmente, os seres humanos comunicam aos outros sobre si mesmos ao utilizarem os seus movimentos.

Apesar de nos comunicarmos por gestos desde a idade das pedras, os primeiros estudos significantes a respeito da linguagem corporal pertencem a Charles Darwin. Lembra dele, o famoso cientista que estudou a evolução das espécies?

As suas pesquisas foram essenciais para o desdobramento de novos estudos a respeito da linguagem corporal. Caso você se interesse, o nome do livro em que Darwin registrou essas pesquisas é A expressão das emoções em homens e animais (1872).

Hoje em dia, essa vertente de estudo é gigantesca e muito importante para o meio científico. Graças ao avanço dos estudos da linguagem corporal, é possível analisarmos até mesmo o comportamento humano ao usar um simples e útil óculos.

Os óculos, os gestos e as mensagens transmitidas

Os óculos são objetos essenciais para os seres humanos. E, o seu uso é tão comum que, segundo dados do IBGE, 19% da população têm algum tipo de deficiência visual. Dessa maneira, para quem precisa usá-los, eles se tornam uma parte do corpo.

Estudos de linguagem corporal confirmam que o nosso corpo pode falar. Então, se os óculos fazem parte dele, os óculos também podem falar. Portanto, abaixo, nós separamos para você alguns tipos de gestos que as pessoas fazem com os óculos e o que eles representam.

Óculos na boca

É muito comum vermos pessoas colocando as hastes dos óculos na boca. Você já viu isso? Entretanto, as pessoas não fazem esse gesto a qualquer momento, elas costumam fazer isso quando estão passando por determinada situação.

Quando um indivíduo coloca a haste dos óculos na boca, de acordo com estudos comportamentais, quer dizer que ela está pensativa. Dessa forma, comece a reparar quando as pessoas fizerem esse gesto, provavelmente ela vai estar focada pensando em alguma coisa. Muito legal, não é?

Empurrar os óculos

Se uma pessoa tirar os óculos, colocar sobre a mesa e empurrá-los, é sinal que a pessoa não está muito satisfeita com a situação. Por exemplo, é muito comum observarmos este gesto quando temos uma discussão entre pessoas que estão em torno de uma mesa.

Vamos supor que duas pessoas estão sentadas em uma mesa. Uma delas é um vendedor, a outra é o possível cliente que usa óculos. No decorrer da conversa, depois de já ter passado um tempo, o indivíduo de óculos retira o objeto do rosto, coloca sobre a mesa e o empurra. Bom, nessa situação, quer dizer que a pessoa não está mais com vontade de ouvir aquela proposta. Para ele, a conversa deve acabar!

Recolocando os óculos

Quem usa óculos geralmente precisa ficar com ele por bastante tempo. Entretanto, não permanecemos de óculos o tempo todo. A linguagem corporal indica que estamos interessados em algo quando nós não estamos de óculos, e o colocamos imediatamente.

Por exemplo, um aluno está desatento durante uma aula. Determinada hora, o professor começa a relacionar a matéria a algum assunto do interesse deste aluno. Nesse exato momento, o aluno coloca os óculos e começa a prestar atenção na aula. Um gesto diretamente ligado ao interesse!

Os óculos falam sobre você

A primeira imagem que temos de alguém costuma ser o rosto. Por isso, os óculos de grau podem causar um grande impacto visual na aparência das pessoas! Mas, o que eles podem falar sobre você?

Os óculos que usamos podem destacar certos aspectos em nossa personalidade e estilo. Quem nunca se apaixonou por um modelo de óculos, mas, ao experimentar, percebeu que “não era bem a sua cara”? 

O segredo é não levar em conta somente a estética da armação, mas também a nossa personalidade e a imagem que queremos passar.

Além disso, é importante lembrar que os óculos fazem parte do nosso visual. Justamente por isso, combinar a armação que usamos com nosso estilo de roupas e acessórios é essencial para evitar o desconforto no dia a dia.

Portanto, não se esqueça: sentir-se bem é fundamental na escolha da armação perfeita!

Os estilos de óculos

Existe uma infinidade de modelos disponíveis no mercado, com variações para todos os gostos, estilos e personalidades. Abaixo, preparamos para você uma lista com os 6 principais estilos de armações e suas características. Confira!

Aviador: o clássico da marca Ray-Ban, que nunca sai de moda, é considerado um coringa, pois se adapta a diversos estilos e personalidades. 

Borboleta: como o próprio nome diz, o design desse modelo lembra as asas da borboleta. É o tipo de armação ideal para pessoas ousadas e modernas. 

Gatinho: as armações em formato de gatinho são retrô e têm um leve puxadinho nas laterais, por isso a comparação com os olhos do gato. Além de combinar com vários formatos de rosto, o modelo gatinho traz um ar de elegância ao look.

Quadrado: as armações quadradas normalmente são indicadas a pessoas com rosto redondo ou oval, justamente por conta das linhas retas do modelo. É possível encontrar armações quadradas mais clássicas ou ousadas, de acordo com o estilo de cada um.

Redondo: os óculos redondos surgiram nos anos 70, e se popularizaram com o ícone John Lennon. Esse modelo é um clássico dos retrôs, e dá um ar hippie e, ao mesmo tempo, elegante para o look.

Wayfarer: mais um clássico unissex da Ray-Ban, criado nos anos 50 e ainda copiado por diversas marcas. O modelo voltou com tudo nos últimos anos, e atualmente pode ser encontrado em versões coloridas ou transparentes.

Opções de armações modernas e estilosas para óculos de grau não faltam hoje em dia. Na eÓtica você encontra todos os estilos de armação do momento. Acesse nosso site e compre seus óculos sem sair de casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *