Categorias
Trends

5 Modelos de óculos retrô para você arrasar!

Modelos retrô de óculos de sol e óculos de grau fazem sucesso

Armações de óculos retro estão sempre na moda. Também conhecidos como vintage, esses modelos fizeram muito sucesso nas décadas passadas e voltaram com tudo, permitindo uma maior versatilidade entre os padrões clássicos e agregando o charme dos modelos modernos!

Para começar, você sabe o que significa dizer que algo é retrô? Bem, nada mais é do que o estilo de peças que são produzidas atualmente e têm como inspiração os clássicos do passado.

Geralmente, a moda reproduz aquilo que mais chamou atenção, ou seja, o que se tornou referência no mundo fashion.

Com certeza, você deve lembrar-se das calças boca de sino, muito usadas nas décadas de 1960 e 1970, agora elas estão com tudo de novo e são chamadas de flare. Assim como dos tons fluorescentes dos anos 80 que vemos tanto por aí.

A cada ano, a moda inventa e se reinventa, e o que é visto nas passarelas torna-se desejo no mundo todo.

Já faz tempo que o retrô virou mania no mundo da moda. Releituras, como as calças de cintura alta, os vestidos acinturados e as saias midi voltaram a fazer a cabeça da mulherada.

Famosas adeptas desse estilo, como a cantora Taylor Swift e a atriz Zooey Deschanel, abusam do retrô em suas produções. Mas esse movimento já ganhou as ruas há muito tempo e é visto em diversos estilos.

Os acessórios com cara de antigos também têm espaço entre as tendências, e com os óculos não é diferente. Pelo contrário, se tem um item que sempre tem um modelo retrô fazendo sucesso, com certeza esse item é o óculos.

Marilyn Monroe com óculos gatinho

Inspire-se nos óculos retrô

De tempos em tempos, o mundo da moda volta sua atenção para os estilos mais clássicos. O estilo de roupa, os discos de vinil, os móveis para casa, os carros antigos e, claro, os óculos, estão ganhando novas formas inspiradas na união do estilo retro, com linhas modernas e contemporâneas.

Como essa moda está em alta já há algum tempo, os modelos de óculos retrô têm se aperfeiçoado, ainda mais ao longo dos anos. Os óculos retrô também se tornaram uma ótima opção para quem usa óculos de grau. Existem inúmeras opções de modelos clássicos encantadores, com lentes transparentes e bonitas!

Ou seja, as armações que fizeram sucesso no passado voltaram com tudo. Modelos como o estilo aviador, os redondos e até os quadrados – que ganharam destaque em rostos como de John Lennon e Janis Joplin – têm voltado a ser opção entre mulheres e homens.

O legal é que esses modelos evoluíram em relação às tendências antigas e ganharam ainda mais destaque e personalidade. Cores vivas e chamativas em armações grossas, materiais leves e muito mais confortáveis e estampas no estilo tartaruga representam uma ousadia que deu certo.

Como essa onda retrô desenvolveu-se acompanhada da tecnologia, atualmente, podemos encontrar no mercado armações finas, delicadas, mas super-resistentes.

Assim, essas releituras além de conferirem muito charme ao look ainda oferecem modernidade no material e muito mais conforto.

Veja agora os modelos mais famosos!

5 modelos de óculos retrô pra você apostar

1. Gatinho

Os óculos estilo gatinho são um modelo que tem um leve puxado nas laterais, o que traz o efeito de olhos de gato.

Esse estilo é uma opção coringa, pois combina com vários formatos de rosto, especialmente para quem tem ele quadrado e oval. Além disso, atualmente o óculos gatinho tem formatos variados, podendo ser bem pequenos ou maiores.

Os materiais também variam bastante. Se antes eles costumavam ser vistos apenas nas versões em acetato, mais chamativas, hoje é possível encontrar diversas opções feitas em metal, para um estilo mais discreto.

Famoso nos anos 50 e 60, ele se tornou mais popular ainda nos olhos da musa Marilyn Monroe.

Existem algumas marcas, como a Prada e a Fendi, que são referência por apostar nesse modelo. Mas nos últimos anos a Vogue e até a Ray-Ban tem investido bastante no visual das pin-ups.

É um estilo muito conhecido por apresentar glamour e sofisticação ao look, além de complementar, com grande estilo, produções que demandam mais elegância.

A opção Black & White, que se tornou tendência, fica ainda mais incrível no gatinho. Para completar o visual, um salto alto vai garantir o glamour.

Mas, se você prefere o conforto de um bom tênis, não tem problema. Podemos dizer que hoje em dia os óculos gatinhos são muito versáteis e capazes de mudar um look sem outros acessórios.

Óculos de Sol Gatinho Vogue VO5295Sl

 

2. Wayfarer

Os óculos Wayfarer da marca Ray-Ban, um dos mais imitados no mundo, foi criado na década de 1950 e fez sucesso no rosto de muitos artistas, como Bob Dylan e Audrey Hepburn, atriz do filme “Bonequinha de Luxo”.

O modelo é unissex e, com a busca cada vez maior pelo estilo retrô, voltou com tudo.

Inclusive, hoje em dia, é possível encontrar esse estilo de óculos retrô em várias cores e, também em modelos reinventados, que trazem sua essência acrescentando um toque de modernidade. Com ar irreverente e rocker, o Wayfarer ganhou os fãs do estilo.

O modelo combina perfeitamente tanto com looks despojados, quanto com roupas básicas do dia a dia. Uma opção clássica e sem erro é usar o Wayfarer com jeans, principalmente os destroyed e com lavagens diferenciadas, como acid.

Além disso, por ser completamente casual, esse modelo fica muito bem com camisetas estampadas e camisas xadrez, assim como fica ótimo para a maioria dos formatos de rostos, como oval, redondo e triangular.

Óculos Ray-Ban Wayfarer

3. Redondos

Há alguns anos temos acompanhado a febre dos óculos com o formato redondo. Direto dos anos 1970 para os dias de hoje, esse amado modelo ficou muito conhecido por ser usado pelo ícone John Lennon.

Produções nesse estilo clássico e elegante são sempre tendência. Já para as amantes do estilo hippie, o de armação metálica pequeno com um lenço na cabeça forma uma dupla perfeita para encarar festivais.

Além dos icônico modelo em metal, o modelo redondo também ganha ares vintage quando em armações maiores de acetato, por exemplo. As cores também podem ajudar nessa percepção.

Looks casuais e despojados também podem ser finalizados com eles. O formato de rosto ideal para esse modelo é o oval ou quadrado.

Cada um no seu estilo, os retrôs arrematam qualquer produção com chave de ouro.

Ray-Ban RoundÓculos de grau redondo retrô Lema21 Maia

4. Quadrados e grandes

Outro modelo que voltou a brilhar no rosto de quem ama o estilo vintage é o quadrado. Mas, a versão retrô é aquela grandona, que ficou famosa no rosto de Janis Joplin.

Com suas lentes claras e a armação delicada em metal, esse modelo lembra o estilo dos hippies. No entanto, já mostrou que pode ser atualizado para visuais contemporâneos e dar um toque diferenciado.

A Ray-Ban lançou essa releitura e fez tanto sucesso que logo investiram no Ray-Ban Square de grau.

Ray-Ban Square

5. Óculos mini

Para fechar essa lista de óculos retrô que fazem a cabeça de quem gosta de moda, não podemos esquecer dos óculos mini.

Modelos bem pequenos, principalmente na altura, que podem ser encontrados em vários formatos. Gatinhos, redondos e até quadrados.

Nesse caso, o charme fica pelo toque vintage que lembra as décadas de 40 e 50. Esses modelos chegaram há pouco tempo e já conquistaram muito adeptos.

Óculos mini Arnette Lars AN3081

Combine os óculos retrô com a sua personalidade e seu estilo

É importante que você escolha o modelo de óculos estilo retrô que mais combina com você. Ou seja, pensando no formato do seu rosto e na sua personalidade. Algumas dicas básicas podem ser importantes na hora da compra.

Os óculos redondos, por exemplo, combinam muito bem com quem tem o rosto mais quadrado ou angular, por serem mais largos na vertical.

Porém, se você já tem o rosto redondo ou bochechas mais volumosas, pode ser que nem o estilo redondo nem o estilo muito quadrado caiam bem. Nesse caso, é bom optar por modelos mais retangulares.

Se você tem o rosto mais quadrado, armações mais redondas caem bem. Os óculos de gatinho, por exemplo, são um modelo que combina com vários formatos de rosto, e você pode optar por um maior ou menor, de acordo com o tamanho do seu rosto.

Além disso, as cores se tornaram características muito interessantes dos óculos, os modelos coloridos ganham mais destaque e deixam o look mais descontraído e divertido. Estão sendo muito usados na praia ou em passeios durante o dia.

Outra dica importante é sempre combinar uma peça retrô como os óculos, com outros acessórios e roupas mais minimalistas, sem muitos detalhes e mais neutras. Isso garantirá todo o charme do seu look.

A não ser que você queira mesmo um visual mais marcante e exagerado. Nesse caso, fique livre para brincar com as roupas e acessórios do jeito que preferir.

Gostou das nossas dicas de óculos retrô? Antes de ir às compras, pesquise também o tipo de armação que mais combina com seu tipo de nariz!

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *