Categorias
PorDentro

De acordo com novo estudo, usuários de óculos têm menos chances de contrair Coronavírus

Um novo estudo realizado na Índia aponta que as chances de contrair COVID-19 são de duas a três vezes menores para pessoas que usam óculos de grau.

Um novo estudo realizado na Índia aponta que as chances de contrair COVID-19 são de duas a três vezes menores para pessoas que usam óculos de grau.

O estudo sugere que pessoas que usam óculos podem ter proteção extra, porque tendem a tocar os olhos com menos frequência do que a maioria das pessoas.

Os autores do relatório publicado no MedRxiv, site que compila estudos médicos, escreveram que “Tocar e esfregar os olhos com as mãos contaminadas pode ser um meio propenso de se contrair o vírus”. 

O relatório ainda aponta que o risco de infecção é significantemente menor entre aqueles que utilizam óculos por longos períodos de tempo, ou seja, pelo menos oito horas por dia.

Este estudo estatisticamente significativo, foi realizado no distrito norte de Kanpur Dehat, norte da Índia, e envolveu 304 pacientes com idades entre 10 e 80 anos. Todos eles tiveram sintomas de coronavírus e cerca de 60 são usuários de óculos de grau de longa data.

Isso fez com que os autores do estudo se dessem conta de que a infecção por COVID-19 pelos olhos é extremamente rara, mas concluem que os olhos são um portal suscetível à entrada do vírus, com dutos lacrimais capazes de transportar COVID até para a cavidade nasal.

A melhor maneira de prevenir este tipo de infecção é evitar tocar nos olhos — segundo os pesquisadores “Um indivíduo tem o hábito de tocar o rosto em média 23 vezes por hora e os olhos em média três vezes por hora. O uso prolongado de óculos pode evitar toques e fricções repetidas na região dos olhos”. Isso está de acordo com o estudo realizado pelos pesquisadores na China no ano passado e publicado na revista JAMA Network.

Já para os profissionais da saúde, como enfermeiros, médicos e auxiliares que tenham contato e tratam de pacientes do coronavírus, é preciso ir além com os cuidados e usar óculos de segurança para ter proteção extra, também de acordo com o estudo.

Apesar de os óculos oferecerem uma proteção extra importante, as melhores formas de prevenção do COVID-19 são:


– Uso de máscaras de proteção.
 

– Higienizaçao constante das mãos;
 
– Distanciamento social;

 

 

Fique atento aos cuidados.

Leia mais: Coronavírus: Como limpar os óculos de grau 

Uau! Além de nos ajudar diariamente, os óculos ainda nos oferecem maior proteção contra o vírus. Aproveite para trocar sua armação e lentes aqui na eÓtica!

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *