Você com certeza já ouviu falar de miopia, astigmatismo e hipermetropia: são as doenças oculares mais comuns, que afetam praticamente um quarto da população mundial. Mas você sabe o que acontece exatamente no caso de miopia astigmatismo?
Em primeiro lugar, é preciso saber como funcionam os olhos normais: o feixe de luz proveniente do exterior entra no olho humano e passa por muitas estruturas que compõem o órgão da visão. Estas lentes naturais fazem com que o feixe indefinido torne-se uma imagem definida, que é projetada sobre a retina, a porção dos olhos onde se encontram o maior número de ramificações do nervo ótico. Assim, a imagem é transmitida para o cérebro e a visão está consolidada.
No caso de miopia astigmatismo, a projeção da imagem não atinge exatamente a retina, e sim, forma-se antes dela. A combinação destas duas doenças oculares é comum: para quem é portador, tem associadas a dificuldade de ver de perto com um formato irregular da córnea, o que normalmente provoca uma visão de contornos indefinidos.
O tratamento de miopia astigmatismo pode ser realizado com o uso de óculos de grau ou lentes de contato. Hoje em dia, a tecnologia avançada no desenvolvimento de lentes possibilita grande conforto e precisão na correção da miopia astigmatismo.
Outra opção é a cirurgia a laser, que corrige ao mesmo tempo as duas doenças oculares, uma opção que vem se tornando cada vez mais popular, por ser indolor e muito rápida. Na verdade, o ideal seria que todos os adultos fizessem consultas regulares, de dois em dois anos, ao médico dos olhos. Desta forma, pode-se evitar consequências das deficiências oculares, como dores de cabeça e cansaço visual. Se você acha que tem miopia astigmatismo, consulte seu oftalmologista e converse com ele para saber quais as opções de tratamento no seu caso.