A mácula está localizada no centro da retina e é apenas um ponto. É esta pequena parte do olho que fica responsável pela visão centralizada, por exemplo quando lemos ou realizamos tarefas em campos visuais restritos.
Como sabemos, a função do olho humano é transmitir ao nosso cérebro o mundo exterior. Isto acontece da seguinte forma: a imagem passa pela córnea e é refratada pelo cristalino, a lente natural do olho humano, e chega de cabeça para baixo no fundo do olho, na região conhecida como retina. Aqui, milhões de células fotossensíveis identificam a informação e enviam ao cérebro, que coloca a imagem na posição correta.
A mácula circunda a parte central da retina, a fóvea central, onde se vê com a melhor definição possível. Nas pessoas que precisam usar óculos ou lentes de contato, este processo não ocorre exatamente como devia, e a imagem se forma antes ou atrás da retina, o que causa uma visão borrada ou desfocada. Existem doenças degenerativas que afetam a mácula, causando dificuldade para ver de perto, principalmente a leitura, mas não causa cegueira total. A pessoa afetada normalmente tem uma mancha no centro da visão, mas a visão periférica continua, se não afetada por outros problemas, e objetos que estejam posicionados ao lado da mancha podem ser identificados.
Consultando um especialista regularmente, é possível detectar a doença precocemente e evitar problemas adicionais. No caso, o paciente pode ser tratado com óculos e lentes especiais, que vão ajudá-lo a encontrar um acomodamento visual. Outro tratamento possível é o uso de suplementos alimentares, como os constituídos de minerais e vitaminas antioxidantes (zinco, A, B, C, selênio, betacaroteno). Uma cirurgia com laser pode controlar a evolução ou retardar as consequências da degeneração macular.
Consulte um oftalmologista se tiver alguma dúvida a respeito da sua visão: somente ele pode fornecer a receita médica para comprar óculos e lentes online.