Pessoas com problemas de visão, sobretudo o astigmatismo, já devem ter escutado sobre a lente tórica. Trata-se de uma lente de contato com curvatura mais acentuada e que possui duas forças focais, uma cilíndrica e outra esférica, usadas para corrigir principalmente problemas de astigmatismo.
Atualmente, existem duas opções de lente tórica no mercado: uma rígida e outra gelatinosa. A rígida é a mais indicada para pessoas com alto grau de astigmatismo, pois são mais grossas e permitem maior grau de correção. Já a lente de contato gelatinosa está associada à correção de graus menores de astigmatismo, justamente por sua flexibilidade e fina espessura.
Embora seja comumente utilizada para correção de astigmatismo, a lente tórica também é usada em casos em que o paciente tem problemas de visão associados ao astigmatismo, como a hipermetropia, ou quando o paciente tem astigmatismo e miopia ao mesmo tempo.
Hoje, duas marcas famosas do segmento oftalmológico trabalham com a lente tórica: a Bausch & Lomb, marca conhecida por ter sido a responsável por criar a lente de contato gelatinosa, e a Acuvue, que desenvolveu lentes tóricas com uma novidade, o 'Desenho de Estabilização Acelerada', trabalhando junto à pálpebra na rápida e correta estabilização da lente nos olhos.
Curiosamente, a pesquisa para corrigir problemas de astigmatismo com lentes de contato é da datada de tempos bem antigos. No século XIX, mais especificamente entre 1840 e 1844, registrou-se o avanço na pesquisa ótica e o primeiro uso da lente tórica pelo italiano Suscipi.
Vale lembrar que o uso de lente de contato deve ser recomendado sempre pelo oftalmologista, que identificará o problema de visão, recomendará qual a lente mais adequada para corrigi-lo e os cuidados que devem ser tomados durante o uso. Seguir as recomendações de um especialista garante a saúde dos olhos e evita trazer outros problemas de visão.