A íris é uma das partes do olho humano. O globo ocular, que recebe este nome por ter formato arredondado, é composto de três túnicas, uma lente e dois fluidos. De fora para dentro, a primeira é a túnica externa ou fibrosa, a mais interna é a interna ou neurosensorial, e a interna, chamada de média ou vascular, é onde encontramos a íris, o corpo ciliar e o coroide. Sua função principal é controlar a entrada de luz, aumentando ou diminuindo seu diâmetro.
A íris é a parte do olho que mais aparece para os outros, por ter uma cor que se destaca da cor da pele humana: olhos castanhos, verdes, azuis, violeta, é a íris que determina o tom, e que estabelece contato entre as pessoas. Seja usando óculos e lentes ou não, como já dizia o ditado "os olhos são as janelas da alma", e neste momento a íris desempenha um papel importante.
Na íris estão armazenadas muitas informações sobre o desempenho de outros órgãos, e esta característica pode ajudar na detecção de problemas. A prática alternativa que estuda a íris é a iridologia, que se utiliza das cores, padrões e outras características para fazer diagnoses sobre a condição geral de saúde. Nem todas estas conexões estão comprovadas pela ciência, mas algumas como o anel cinza provocado pelo excesso de colesterol, ou intoxicações por cobre (conhecido como doença de Wilson) são oficialmente reconhecidas.
Óculos e lentes de contato podem ser a opção para quem quer mudar o visual, principalmente as lentes de contato coloridas, que alteram exatamente a cor da íris. É claro, a lente fica sobre a córnea, esta pele transparente que cobre a íris, e a mudança é temporária. Mas se seu desejo é mudar a cor da íris permanentemente, existem sim cirurgias que o fazem.
Consulte seu oftalmologista para saber mais sobre óculos e lentes de contato coloridas, e confira na eÓtica as ofertas: para quem quer comprar óculos e lentes online, uma ótica virtual perfeita!