Você sabia que a pressão ocular é regulada por um fluido chamado “humor aquoso”? E mais, que um problema de drenagem sobre esse fluído pode levar à cegueira?
Humor aquoso é um líquido incolor, transparente, de consistência aquosa, constituído por água e sais dissolvidos. Sua função é nutrir a córnea e o cristalino, além de, conforme citado, regular a pressão interna do olho. O líquido se localiza nas câmaras oculares, uma cavidade situada entre a cavidade do olho, a córnea e o cristalino.
O fluido é produzido incessantemente durante o processo ciliar, e necessita ser drenado para manter a pressão hidrostática ocular. Mas o que faz a pressão ocular? Ela mantem a forma do globo ocular, o que é necessário para integrar a visão.
O humor aquoso é necessário para manter a função ótica e o metabolismo nutricional do olho. Por preencher todo o olho, qualquer perda da pressão ocular pode lesar a retina e até o nervo ótico, o que liga o olho ao cérebro, causando perda da visão. O glaucoma, doença normalmente relacionada ao aumento da pressão intraocular, e responsável por perda progressiva da visão como decorrência de dano a estruturas nervosas, como o nervo óptico, células ganglionares e camada de fibras nervosas, pode ser causada pela alteração da pressão intraocular pela drenagem incorreta do humor aquoso.
Para as pessoas que apresentam deficiência na drenagem do humor aquoso, é necessário um transplante, para reduzir a pressão intraocular através da drenagem do humor aquoso de dentro do olho para uma pequena bolha por trás da pálpebra. Lembrando que o controle da pressão do olho por meio do implante não restaura a visão já perdida, mas diminui o risco de progressão de qualquer doença causada pela deficiência da drenagem.
Os cuidados com os olhos são necessários, qualquer sinal de dor, dificuldade de visão ou desconforto devem ser levados ao oftalmologista. Fique atento!