Você já ouviu falar em ceratocone? É uma doença ocular em que a topografia da córnea se altera de forma visível a olho nu. Sim, porque a princípio, o astigmatismo também é uma alteração na topografia da superfície dos olhos, mas a níveis bem menos evidentes. O que acontece? A córnea ganha a forma protuberante de um cone, e por isto, leva este nome. É lógico, a visão é alterada, pois a imagem não chega livre de alterações à retina: o portador de ceratocone em início de desenvolvimento nota alterações como qualquer outra pessoa com astigmatismo ou outras doenças oculares, ou seja, a diminuição da acuidade visual em todas as distâncias.
Outros sintomas podem ser a fotofobia, visão nebulosa por cansaço, causado pela leitura, por exemplo, ou coceira no olho. Mas o sintoma típico da doença é a percepção de múltiplas imagens fantasmas, um fenômeno chamado poliopia monocular. É importante ir ao oftalmologista rapidamente logo que os sintomas forem detectados, pois o avanço da doença pode ser rápido. O tratamento com lentes de contato tem se revelado muito eficiente na diminuição dos sintomas, especialmente as lentes de contato rígidas gás permeáveis e a chamada Semi-Escleral Ultracone SSB Asférica. Esta lente tem desenhos multi-asféricos nos dois lados, o que auxilia muito na correção de leucoma (nébula) ou opacidades.
As vantagens das lentes de contato sobre os óculos são a praticidade, melhoria das visões periférica e noturna, além do aumento do campo visual. Os pacientes que optaram por este tratamento tem se mostrado muito satisfeitos, e conseguem levar uma vida perfeitamente normal. É muito importante superar os preconceitos e consultar o oftalmologista se alguns dos sintomas mencionados aparecerem. A melhora da qualidade de vida com os tratamentos é evidente, e não há porque protelar esta decisão. Quando tiver a receita na mão, você pode consultar a eÓtica para comprar online suas lentes de contato para ceratocone.