Kit Prove em Casa

Prove 4 óculos por 4 dias

Fechar
    Blog
    Tô de Olho

    6 dicas de limpeza das Lentes de Contato

    Saiba como deixar suas lentes higienizadas e prontas pra uso, sem causar riscos aos seus olhos

    6 dicas de limpeza das Lentes de Contato

    As Lentes de Contato são um alívio para quem não curte usar óculos de grau, gosta de revezar ou precisa para praticar esportes ou outras atividades do dia a dia.
    Porém, atenção! Alguns cuidados básicos são importantes e necessários, principalmente na hora da limpeza.
    Existem vários tipos de lentes de contato e as diferenças vão do material que são fabricadas - rígidas, gelatinosas ou híbridas - ate mesmo à duração - diária, quinzenal, mensal, anual. Os produtos de limpeza e manutenção são feitos de acordo com o material de fabricação das lentes.

    A solução multiuso leva este nome por ter várias funções ao mesmo tempo, como limpar, lubrificar, conservar e ainda atuar na desinfecção e remoção de proteínas das suas lentes de contato gelatinosas. Já para lentes rígidas, existem opções como o Opti Free GP, Avizor e Limpisol.

    Mas antes de comprar qualquer um dos produtos, é preciso seguir orientação médica.

    É muito comum ver pessoas usando lentes de contato de forma irregular. A lente diária, usam por mais de uma semana; as quinzenais, por meses; e por aí vai. No entanto, esta não é a única falha comum entre os usuários. Errar na limpeza pode causar danos ainda maiores.

    Lentes limpas significam olhos saudáveis. Tenha esta frase sempre em mente e siga as dicas abaixo.

    6 dicas de limpeza das Lentes de Contato

    1 - ESTOJO

    Sabe aqueles estojinhos bem legais que guardam suas lentes? Cuide bem deles também!
    Hoje, há inúmeros modelos de estojos divertidos, de bichinhos, florzinhas, personagens etc.
    É claro que, comprando um deste modelo - que normalmente custa mais caro - você vai querer tê-lo por um bom tempo. Mas não faça isso.
    O mais indicado é trocar a cada três meses e, neste período, levá-los todos os dias com água e sabão neutro sempre que as lentes não estiverem nele, claro.
    Agindo assim, você evitará que bactérias e fungos se acumulem ali dentro, prejudicando, e muito, seus olhos.
    Opte também por estojos de cor branca, assim fica mais fácil visualizar a sujeira.
    Como a gente sabe muito bem dos perigos que podem se esconder dentro de um estojinho mal cuidado, toda compra de lente de contato que você fizer aqui na eÓtica, ganhará um estojo novo - exceto as diárias, já que estas não precisam.

    2 - COMO LIMPAR?

    Há três produtos ideais para manter suas lentes sempre limpas: os limpadores surfactantes, que são como detergente e agem na remoção da gordura e oleosidade das lentes; os limpadores enzimáticos, indicados para as lentes de troca anual; e as soluções multiação, mais conhecidas como solução de limpeza, utilizadas para limpeza e enxágue das lentes.

    3 - RISCOS

    Quem usa lentes sabe o quanto ela precisa ser confortável para não gerar nenhum incômodo. Este conforto vem com a lente sempre limpa e conservada.
    Porém, quando não é bem cuidada, podem aparecer riscos ou até mesmo rasgos nas lentes e isso gera um enorme desconforto, além de ajudar no acúmulo de bactérias.
    Uma das ações que mais riscam lentes de contato é na hora de tirá-las do estojo. Por isso, evite, ao máximo, pressionar demais a lente contra a parede do estojinho, principalmente usando a unha. É importante que o manuseio seja sempre bem suave.

    6 dicas de limpeza das Lentes de Contato

    4 - PRAZO DE VALIDADE

    Este é um ponto muito importante que todo usuário de lente de contato precisa levar a sério. Jamais se esqueça do prazo de validade das lentes e das soluções de limpeza.
    A data de validade é estipulada pelo fornecedor e representa o tempo de vida útil do produto. Pense que é como a comida que você compra. Se está com o prazo de validade vencido, você ainda comeria? Acho que não, né?
    Exceder este prazo significa usar a lente ou a solução que não é mais eficaz ao que ela se propõe fazer. Ou seja, com certeza trará danos à saúde dos seus olhos.

    5 - SALIVA

    Parece brincadeira, mas tem muita gente que usa a saliva para umedecer as lentes de contato.
    Fica aqui dica: além de anti-higiênico, esta ação pode danificar as lentes e irritar seus olhos, além de danos maiores, já que na saliva pode conter bactérias que irão diretamente para a córnea.

    6 - SUJEIRAS

    E por último, mas não menos importante, fique atento a qualquer sujeira que possa aparecer nas lentes.
    Caso identifique algo de errado, não tente tirar. O mais indicado e o descarte imediato da lente.


    ATENÇÃO: Vendemos lentes de contato para reposição apenas para quem já é usuário de lentes de contato. Para novos usuários de lentes de contato, é necessária a realização de procedimento de adaptação por médico oftalmologista. Consulte regularmente seu oftalmologista e mantenha atualizada sua prescrição médica anualmente.