Categorias
PorDentro

Uma breve história dos óculos

Uma breve história dos óculos

Com certeza você já teve ou tem pelo menos um par de óculos. Eles são acessíveis, tem um grande espaço na moda e conquista cada vez mais pessoas apaixonadas pelos specs no mundo todo.

Mas nem sempre foi assim. Até que chegasse ao status atual, não há como negar que os óculos percorreram um longo trajeto. Quer saber mais sobre essa história de tantas mudanças e renovações? Então veja nosso post!

De olho nas origens

A palavra óculos surgiu na antiguidade clássica e vem do termo ocularium. Nessa época, o termo designava os orifícios feitos na parte superior das armaduras dos soldados para permitir que eles enxergassem.

Olhando para o passado, é possível encontrar referências aos óculos nas citações de Confúcio, cerca de 500 anos A.C.

Os primeiros óculos

O primeiro modelo de óculos de que se tem notícia foi produzido no século XVIII, mas já era utilizado muitos anos antes de Cristo. A versão pioneira possuía lentes planas e, a princípio, serviam como segmentadores sociais.

O uso de óculos, nesse período, apontava que a pessoa fazia parte da elite ou que tinha problemas mentais.

O surgimento dos óculos de grau

Uma breve história dos óculos

Os primeiros óculos produzidos no mundo não possuíam grau nas lentes. Apenas muito tempo depois foi que apareceram os primeiros modelos com lentes corretivas.

Elas eram feitas com pedras semipreciosas como cristais de rocha, por exemplo. Esses cristais eram transformados em finas camadas, que posteriormente viravam lentes de aumento.

Mudando de forma

As lentes de aumento fizeram sucesso entre os monges europeus, isso fez com que os estudos e experimentos em torno dos óculos continuassem.

No ano de 1270, na Alemanha, aconteceu outra grande mudança: foi criado o primeiro par de óculos unido por rebites e feito com aros de ferro. Ele ainda não possuía hastes e mais parecia um compasso.

Óculos modernos dando as caras

Muitos séculos mais tarde, depois de muitas pesquisas, se chegou ao desenvolvimento de acessórios mais leves, seguros e confortáveis. No século XV, Pince-nez era a bola da vez. Este modelo não tinha hastes e só era ajustado no nariz.

Uma breve história dos óculos

O Lornhons veio depois e chamou a atenção por possuir haste lateral, mas não ter apoio nas orelhas. Foi apenas no século XVII que as hastes fixas surgiram e passaram a ser apoiadas nas orelhas.

Uma breve história dos óculos

Hoje, até que enfim!

Graças à descoberta de múltiplas matérias primas, incluindo o plástico e seus derivados, hoje temos acesso a modelos leves e confortáveis.

As lentes estão mais finas e precisas e o design dos acessórios surpreende. São muitas marcas, modelos e estilos, cada um com seu encanto.

Atualmente, os óculos se tornaram acessórios indispensáveis, sejam escuros ou de grau, grandes ou discretos, lisos ou estampados, neutros ou coloridos.

O fato é que por mais que o tempo passe, os óculos sempre terão o seu lugar na história da humanidade.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a trajetória dos óculos? Sabe alguma outra curiosidade sobre estes acessórios? Conta pra gente nos comentários.

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *