Categorias
PorDentro

Tratamentos em lentes oftálmicas

Lentes de óculos têm tratamentos para fazê-las durar mais tempo

Com o desenvolvimento da tecnologia, as lentes de óculos deixaram de ser apenas vidros com a distância focal adaptada para problemas de visão. Elas passaram a contar com tratamentos que garantem qualidade e durabilidade, além de maior efetividade na correção das dificuldades visuais.

E todo esse avanço não é para menos: os óculos são, para muitas pessoas, peças essenciais no dia a dia. Eles diminuem o reflexo das luzes ou reduzem a possibilidade de riscos, de manchas ou embaçamento da lente. Também há aquele que faz as lentes se escurecerem quando expostas ao sol.

Porém, você sabe quais as opções de tratamentos em lentes oftálmicas existentes? Sabe como funcionam, para quem e quando são mais indicados? Então, continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Para que servem os tratamentos em lentes oftálmicas?

A aquisição dos óculos de grau é mesmo um investimento. Afinal, você pode precisar utilizá-lo durante todo o dia ou, pelo menos, na maior parte dele. Então, adquirir um acessório que facilite o dia a dia é algo que deve ser feito com cuidado, buscando, acima de tudo, qualidade. Nesse sentido, os tratamentos em lentes oftálmicas são muito úteis.

Eles podem ser indicados pelo médico oftalmologista ou aplicados por escolha do próprio paciente, de acordo com a sua rotina e necessidades de uso. Além disso, servem para proteger as lentes dos óculos de danos e te poupar de chateações.

Afinal, você que usa óculos deve saber que o reflexo, o embaçamento, a gordura e a alta claridade nas lentes incomodam. Reduzir esses problemas permite, então, que a correção da visão seja mais efetiva. Portanto, essas tecnologias garantem que as suas lentes sejam melhores, já que elas ficarão menos propensas a estragos.

Em consequência, elas terão maior durabilidade. Ainda, permitirão que você tenha a melhor experiência possível enquanto estiver usando seus óculos, pois de nada adianta utilizar algo que tem como objetivo te fazer enxergar melhor, se aqueles problemas forem novos empecilhos!

Quais são os tipos de tratamentos existentes?

Sabendo que eles existem e ajudam a ter um melhor uso dos óculos, dá logo uma vontade de tê-los, não é verdade? Mas, podem surgir dúvidas em relação aos tratamentos disponíveis, como são feitos e como funcionam ou para quê e quando são indicados. Então, vamos lá entender sobre o assunto!

Antirrisco

A lente antirrisco é feita a partir da aplicação de uma espessa camada de quartzo na superfície de uma lente orgânica, branca, colorida, simples ou mutifocal. Esse é um tratamento que protege a lente dos óculos em caso de impactos e quedas, ou, até mesmo, contra a limpeza inadequada. Assim, a lente pode ficar até dez vezes mais resistente para riscos, arranhões ou outros problemas que possam afetar a estética do acessório.

Esse tipo de tratamento é feito juntamente com algum outro e é indicado para qualquer pessoa, principalmente as que utilizam os óculos com frequência, já que isso aumenta a probabilidade de danos.

Antirreflexo

Você já deve conhecer as lentes antirreflexo. Elas são obtidas a partir da aplicação de uma película fina e resistente, feita de um material com índice de refração intermediário entre o ar e a lente. Dessa forma, esse tratamento funciona aproximando-se o máximo possível a intensidade da luz que reflete nas superfícies interna e externa dessa película.

O tratamento antirreflexo é indicado para pessoas que usam óculos em locais de maior iluminação. Ele é ideal, também, para aquelas que ficam muitas horas em frente à tela do computador ou do celular, pois o mecanismo de redução dos reflexos impede que muita luminosidade entre nos olhos.

Além disso, se você tem graus de miopia ou hipermetropia elevados, esse tratamento é uma ótima opção! Afinal, como esse fator exige maior espessura da lente, é comum que as outras pessoas tenham a sensação de verem seus olhos diminuídos ou aumentados. Com o antirreflexo, isso é amenizado, já que a refração da luz é controlada, reduzindo a distorção.

Transitions

O tratamento transitions é aquele que faz a lente escurecer se a luz solar incidir sobre a sua superfície. Isso ocorre porque a lente tem, na sua composição, moléculas fotossensíveis, ou seja, que são estimuladas a partir da luminosidade do sol.

Então, diferentemente do antirrisco e do antirreflexo, nos quais é aplicada uma película na superfície da lente, aqui a tecnologia é utilizada na confecção dela. Ela se adapta de forma constante à claridade que incide sobre os óculos. Assim, é possível garantir que somente a quantidade certa de luz chegue aos olhos.

Ainda, como as lentes transitions têm 100{594594e34e6e00c1ff319a1668ff5e81bf51f33a6545c97acb0142a9a3c86e46} de proteção contra raios UVA e UVB, elas protegem e evitam problemas como a catarata e alterações na retina ― estrutura presente dentro do olho que forma a imagem que será enviada ao cérebro. Portanto, não estamos falando somente de conforto, mas, também, de saúde visual!

Esse tratamento pode ser utilizado juntamente com o anti reflexo e é indicado principalmente para pessoas que usam óculos ao ar livre, com muita exposição ou sensibilidade à luz.

Antiembaçante

Como você deve saber, as lentes embaçam quando há um choque térmico na sua superfície, o que provoca o fenômeno da condensação. Com isso, o vapor de água presente no ar passa para a forma líquida e acaba tornando os óculos mais opacos. O anti embaçamento tem, exatamente, o poder de suprimir esse efeito, por meio de suas propriedades hidrofílicas ou hidrofóbicas, que absorvem e repelem umidade, respectivamente.

Assim, no primeiro caso, há uma compatibilidade da superfície da lente com água, fazendo com que ela absorva a umidade constantemente e a libere no ambiente. Já no segundo caso, a partículas de H2O são afastadas, acumulando-se em quantidade suficiente para escorrerem para baixo e não atrapalharem a visão.

Esse tratamento é indicado para pessoas que permanecem em ambientes nos quais a temperatura varie muito, podendo causar a condensação nas lentes. Assim, ele é muito eficiente para pessoas que trabalham em locais com alta refrigeração, por exemplo.

Antiengordurante

O acúmulo de gordura na lente dos óculos é comum e atrapalha a visão, já que deixa as lentes sujas e com manchas. Isso se deve às partículas de sujeira que grudam na superfície da lente. O tratamento anti engordurante é eficaz para evitar esse tipo de problema.

Graças a uma película mais “escorregadia”, o acúmulo dessa sujeira na lente é reduzido. Assim, você pode ter uma visão mais límpida e isso poupa o tempo gasto lavando ou utilizando as flanelas para limpar óculos.

Então, por que ter todas essas chateações se há tecnologia para amenizar esses problemas? Como você viu, não é apenas questão de capricho, mas de bem-estar e, em alguns casos, até de saúde dos olhos!

E, se até ler esse texto você tinha dificuldades em escolher o melhor entre os tratamentos em lentes oftálmicas para o seu caso, agora que já entende do assunto, ficou mais fácil, não é mesmo? Basta analisar suas necessidades e decidir por aqueles que melhor se encaixarão nelas!

Falando em qualidade da visão e bem-estar, por que não adquirir novos óculos e ter isso tudo? Confira nossos modelos!

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *