Categorias
OlhoVivo

Todo mundo conhece e ninguém sabe o nome: Fosfenos

Fosfeno nada mais é que aquela sensação de quando vemos luzes e estrelas quando esfregamos os olhos.

Normalmente, este fenômeno é inofensivo, mas em alguns casos, pode indicar que algo não vai tão bem com a visão. Está curioso para saber mais sobre o assunto? Confira aqui e saiba mais detalhes sobre os fosfenos!

Como acontece o fosfeno?

Tecnicamente, o Fosfeno se configura como um fenômeno entóptico que pode ser causado pela estimulação elétrica, mecânica ou magnética, tanto do córtex visual quanto da retina. Quando há ocorrência de fosfeno, você tem a clara sensação de ver manchas luminosas diante dos olhos. Esses padrões luminosos se evidenciam com muita frequência quando se pressiona ou esfrega a pálpebra.

Segundo especialistas, existem tipos de fosfenos (menos comuns) que se manifestam nas pessoas que se sujeitam a períodos prolongados sem estímulo visual, como os indivíduos que utilizam drogas psicodélicas e os astronautas que sofrem com a radiação do espaço.

Vejo fosfenos, isso é grave?

O fosfeno não é uma doença, mas sim um sintoma visual. Como a causa do fenômeno pode ter diferentes origens, é importante consultar um especialista para se certificar de que não há nenhuma patologia mais grave. É preciso ficar atento, pois na pior das hipóteses, este fenômeno luminoso pode estar ligado a problemas como a tração vítreo-retiniana, rotura retiniana, degeneração ou descolamento de retina.

Assim, se os fosfenos se manifestarem na sua visão, procure um oftalmologista o quanto antes. Somente ele pode dar um diagnóstico preciso e orientá-lo quanto ao tratamento mais indicado. Nas situações mais graves, pode ser necessário intervir cirurgicamente.

É um fenômeno simples, porém que exige um pouquinho de atenção, assim como tudo relacionado aos seus olhos, né? Continue ligado aqui no Blog eÓtica que tem muita coisa legal!

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *