Categorias
Sem categoria

Lentes básicas, plus e premium: quais as diferenças?

Conheça os diferentes tipos de lentes de óculos

Quem usa óculos sabe a importância de adquirir o modelo correto para corrigir o problema de vista e se sentir bem e confortável para realizar as atividades do dia a dia. Mas muita gente ainda fica em dúvida na hora de optar pelo material perfeito. Afinal, entre as lentes básicas, plus e premium, qual escolher?

O primeiro passo, é claro, é agendar uma consulta e solicitar a receita com o oftalmologista. É ele quem vai indicar a lente certa, de acordo com a sua necessidade — seja para miopia, hipermetropia, astigmatismo ou até mesmo a presbiopia. Portanto, essa etapa é essencial para decidir pelo material ideal.

Para ajudar você a optar pelo modelo adequado, vamos abordar sobre as principais diferenças entre as lentes básicas, plus e premium, suas características, vantagens e para quem elas são mais recomendadas. Confira!

Quais as diferenças entre as lentes básicas, plus e premium?

Escolha entre lentes básicas, plus e premium

Lentes básicas

As lentes básicas são as mais simples que existem no mercado. Elas não oferecem nenhum tipo de tratamento, como o antirreflexo, o antirrisco e mesmo o transitions, que evita o escurecimento do material pela exposição à luminosidade.

Afinal, se essas lentes não contam com nenhuma proteção extra, para quem elas são recomendadas? Justamente para as pessoas que usam pouco os óculos, em atividades mais simples. Quem raramente utiliza o computador ou o celular e evita as leituras mais longas, pode optar pelo material.

Lentes plus

Você trabalha em frente ao computador o dia todo ou usa o celular frequentemente? Então, precisa conhecer as lentes plus. Elas têm tratamento antirreflexo, o que evita o cansaço visual durante a leitura. Sem dúvida, o custo-benefício compensa.

Todavia, óculos que contam com o material não oferecem outras soluções específicas que protegem integralmente a lente, como o antirrisco, o antiembaçante, o antiengordurante e o transitions, por exemplo.

Lentes premium

Já quem deseja um material que reúna todos os tipos de tratamento oftálmicos, deve ficar com as lentes premium. Ao contar com soluções que contribuem com sua durabilidade e protegem a saúde dos olhos, elas são consideradas as mais completas que existem.

Esse tipo de lente pode ser, portanto, antirreflexo, antirrisco, antiembaçante, antiengordurante e transitions ao mesmo tempo. E então, o que acha?

O que levar em conta na hora de escolher a lente?

Você acabou de descobrir que a diferença entre cada lente para óculos está relacionada ao tratamento. Mas, como optar pelo material correto? Além de avaliar as suas necessidades diárias, é fundamental prestar atenção em outros requisitos.

Logo, antes de escolher o modelo básico, plus ou premium, você precisa definir se os seus óculos terão lentes multifocais ou transitions, por exemplo. Outro fator importante é a espessura do material — superfina, fina ou grossa.

O tempo de uso diário da peça também deve ser levado em conta. Por isso, conversar com o seu médico sobre todas essas questões é pré-requisito básico na hora de bater o martelo sobre qual lente adquirir.

Por que optar pelas lentes plus ou premium?

Nos dias de hoje, é praticamente impensável imaginar alguém que não passe grande parte do tempo em frente ao computador ou celular. De fato, essas tecnologias estão presentes na vida de todos, seja no trabalho, seja para uso pessoal ou para se divertir.

Tanto quem já usa óculos por algum problema de visão como quem ainda não precisa deles, deve ter um cuidado especial ao se expor à luminosidade natural ou artificial. Afinal de contas, em um longo prazo, a luz pode prejudicar a saúde ocular.

A boa notícia é que os tratamentos utilizados nas lentes plus e premium dão conta de proteger os seus olhos dos efeitos luminosos. Portanto, se você não pode evitar o computador, converse com o oftalmologista e opte por essas soluções.

De quebra, você vai prevenir sintomas, como vista embaçada, dores de cabeça, cansaço ocular e até mesmo a secura e o incômodo na região, provocados pela exposição constante à luz.

Para que servem os tratamentos em uma lente?

As tecnologias aplicadas às lentes proporcionam o tratamento adequado e a efetividade na correção dos problemas de visão. Assim, é importante conhecer um pouco melhor as soluções disponíveis no mercado. Saiba quais são as principais!

Antirreflexo

Para quem passa grande parte do dia em locais de maior iluminação ou muitas horas em frente ao computador ou celular, as lentes antirreflexo são perfeitas. Elas são indicadas especialmente para pessoas que precisam de graus elevados — miopia e hipermetropia.

Além de oferecer um conforto visual maior durante o dia, essas lentes auxiliam na sensação de olhos diminuídos ou aumentados.

Em particular para quem tem miopia, a orientação é combinar a proteção ultravioleta, o antirreflexo e o antirrisco. Dessa forma, é possível se sentir confortável com um material que vai durar por muito mais tempo.

Antirrisco

Com uma camada de quartzo aplicada em sua superfície, a lente com tratamento antirrisco possui proteção contra impactos e quedas, o que evita o perigo de arranhões e outros problemas que possam afetar a sua estética.

Essa tecnologia previne, ainda, danos menores que podem ser causados durante a limpeza da peça com a flanela. Logo, aumenta também a durabilidade da lente e é sempre associada a outro tratamento.

Transitions

As lentes podem escurecer em contato com a luz solar. Para evitar que isso ocorra, você pode optar pelo tratamento transitions. Podendo ser combinada com a tecnologia antirreflexo, é ideal para quem usa óculos ao ar livre.

Além disso, a solução é recomendada para pessoas que trabalham por um longo período em locais abertos, devido à exposição à luz.

Realizado diretamente na lente, o transitions oferece total proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB. Por isso, protege a saúde dos seus olhos e a pele ao redor contra o envelhecimento precoce e o câncer.

Devemos lembrar que há também as tecnologias antiembaçante e antiengordurante, que dispensam a limpeza recorrente das peças. Nesse caso, o uso de uma flanela é suficiente para eliminar qualquer resquício ou sujeira.

Em resumo, a escolha pelas lentes básicas, plus e premium depende da necessidade de cada um. Portanto, avalie junto com o oftalmologista qual é a solução mais adequada para os seus olhos, combinado?

Agora que você conhece os diferentes tipos de lentes, acesse o site da eÓtica para encontrar os óculos perfeitos e que mais tenham a ver com o seu estilo!

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.