Categorias
OlhoVivo

Seu filho precisa usar óculos?

Seu filho precisa usar óculos?

Um assunto bem sério agora – a saúde das crianças. Pai e mãe estão sempre preocupados com os pequenos, né? É pediatra, natação, esporte… uma infinidade de atividades para eles aproveitarem bem o dia e se desenvolverem de forma saudável.

O que muitos pais esquecem é de conferir também se os filhos precisam de óculos. A revista Pais & Filhos publicou sobre estes sinais e resolvemos compartilhar com vocês.

Afinal, é sempre importante ficar de olho nas crianças, certo? Então, siga as dicas.

1. Reclamar de dor de cabeça

Às vezes, após um dia de aula, seu filho pode chegar em casa reclamando de dor de cabeça. Este pode ser um sinal, principalmente se a queixa for de dor na testa.

Seu filho precisa usar óculos?

2. Sentar muito próxima à televisão

Mesmo com o avanço dos modelos de televisores cada vez maiores, ainda assim as crianças podem sentar-se muito próximas a eles. Isso é um sinal claro de miopia, aquela dificuldade em enxergar de longe. O mesmo vale para livros, celulares etc.

3. Coçar os olhos insistentemente

Apertar os olhos pode ser para melhorar o foco, ou então para aproveitar mais o olho que enxerga melhor. Fique atento!

4. Andar de cabeça baixa

Parece estranho, mas há casos de crianças estrábicas que acabam tendo dupla visão ao focar um objeto ou olhar para baixo. Neste caso, olhar para o chão evitar quedas.

5. Lacrimejar excessivamente

É comum crianças não fecharem os olhos totalmente quando dormem, o que acarreta no ressecamento natural. Por isso, durante o dia, os olhos lacrimejam espontaneamente e faz com que a visão fique turva.

Seu filho precisa usar óculos?

6. Apertar os olhos para ler

Este sinal precisa ser investigado com bastante urgência, pois pode ser também conjuntivite. Se o pequeno esfregar muito os olhos, é possível causar danos nas pálpebras.

7. Mostrar dificuldade com a leitura

Às vezes a gente acha que o pequeno tem dificuldade no aprendizado, né? Mas é comum se atrapalharem na leitura devido a astigmatismo.

8. Acompanhar a leitura com um dedo

A síndrome do olho preguiçoso – ambliopia – pode fazer com que seu filho acompanhe a leitura com o dedo.

9. Tapar um olho com a mão

Neste caso, seu filho está tentando “abusar” do olho bom e “eliminar” o olho que enxerga mal. Assim, ele tem mais conforto na hora de ler, assistir TV ou, até mesmo, praticar atividades.

Seu filho precisa usar óculos?

10. Demonstrar sensibilidade à luz

A exotropia pode causar um certo incômodo com excesso de luz, fazendo com que a criança fique “apertando” os olhos na intenção de protegê-los.

Viu só quantos sinais simples podem indicar que o pequeno esteja precisando de óculos? São casos sérios que podem fazer com que seu filho tenha dificuldade no aprendizado escolar ou até mesmo deixe de aproveitar as coisas boas da vida!

Texto baseado na publicação “10 sinais de que seu filho precisa usar óculos”, da revista Pais & Filhos, em agosto de 2012.

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *