Categorias
OlhoVivo

Saiba as vantagens dos óculos bloqueadores de luz azul

Você passa muitas horas mexendo no celular, notebook ou em frente a TV? Se isso te causa desconforto, e até mesmo cansaço nos olhos, temos uma super dica para você. Confira!

Você passa muitas horas mexendo no celular, notebook ou em frente a TV? Se isso te causa desconforto e até mesmo cansaço nos olhos, pode ser que sua visão esteja sendo afetada pela luz azul emitida por esses aparelhos.

A cada dia que passa ficamos mais conectados aos nossos celulares, computadores e tablets. Seja para trabalhar, nos comunicar com familiares e amigos ou passar algum tempo vendo as novidades das redes sociais, é certo que esse hábito veio para ficar.

O ponto negativo é que já são notados alguns problemas para a saúde quando há exagero no uso de telas. E o pior, isso pode acontecer com pessoas de diversas idades, desde adultos até crianças.

Segundo um relatório da App Annie Intelligence, os brasileiros passam em média 5,4 horas por dia na frente do celular, deixando o país na liderança desse ranking. Mas afinal, quais são os efeitos dessa alta exposição? Continue lendo que vamos explicar todos os detalhes e te dar algumas dicas de como reduzir esses desconfortos. Confira!

Incômodo causado pela luz azul

A longa exposição aos dispositivos eletrônicos, como o celular e o computador, pode gerar desconforto e prejudicar a saúde dos nossos olhos. Isso porque ficamos muito tempo expostos à luz azul emitida por estes aparelhos. Para evitar incômodos e sérios problemas visuais, é recomendado o uso de óculos de grau com lentes bloqueadoras dessa luz.

Esse tratamento é indispensável para quem passa grande parte do tempo em frente às telas. Já que impede que a luminosidade artificial cause danos ao globo ocular, seja no trabalho, seja em casa.

O que é a luz azul?

Estudada há alguns anos por pesquisadores, a luz azul é um intervalo do espectro de luz visível. E está presente no nosso dia a dia, inclusive nos raios solares.

Em relação aos outros raios emitidos pela luz do sol, essa luz tem comprimento de onda curto e mais energia do que os raios de outras cores, como os raios vermelhos, que também são raios de luz visíveis.

Por outro lado, tem o comprimento de onda maior e menos energia que os raios ultravioleta, que não são visíveis e também podem causar problemas à visão. Apesar de ter menos energia que os raios UV, ainda assim a luz azul também é capaz de chegar até a retina e causar danos.

Espectro da Luz

Efeitos para a saúde dos olhos

Apesar da luz azul ser um vilão atual da saúde da visão, ela também tem seu lado positivo e é essencial para a saúde. Estudos apontam que a exposição a este raio de alta energia aumenta o estado de alerta, ajuda a memória e a função cognitiva e eleva o humor.

É também muito importante também na regulação do nosso sono, e ser exposto a esta luz durante o dia, ajuda a manter um este ciclo de forma saudável.

Problemas de visão

O problema é quando a exposição é exagerada, que é o que acontece atualmente. Apesar dos efeitos benéficos, como aumentar a concentração e a produtividade, esses raios podem causar lesões permanentes nos olhos.

Como dissemos acima, a luz do sol é a maior fonte de luz azul e ela está em outro lugar. Mas, a luminosidade das telas dos dispositivos também emite estes raios. Ainda que em pouca quantidade, o tempo que passamos na frente destas telas prejudica as moléculas oculares e pode levar até mesmo à cegueira a longo prazo em casos extremos.

Luz Azul

Um dos problemas provocados pela luz azul é a degeneração macular, doença que resulta na perda progressiva da visão em pessoas acima de 50 anos. Isso acontece quando as células sensíveis à luz morrem devido à formação de toxinas na região.

Outro efeito negativo são as inflamações na córnea, que também podem afetar o cristalino e causar catarata. Sendo assim, o uso de óculos com lentes especiais para bloquear os danos da claridade das telas é fundamental para proteger a saúde dos olhos.

Além disso, a exposição à luz azul sem controle tende a causar fadiga ocular, dores de cabeça e insônia. Afinal, da mesma forma que essa luz ajuda a regular o sono, quando não seguimos as orientações corretas, esse ciclo fica bagunçado.

Sabemos que a tendência é que a gente fique cada vez mais conectados à telas. Por isso, é muito importante tomarmos os cuidados necessários para proteger nossa saúde ocular. E é aí que entram as lentes bloqueadoras de luz azul ou Lentes Blue Light, que não deixam esta luz chegar até a retina.

Quais são as vantagens de um óculos bloqueadores de luz azul?

Como já dissemos, a exposição à luz azul pode causar muito desconforto e problemas de visão. Mas, com o uso de óculos com Lentes Blue Light você vai ter muitas vantagem. 

Confira, a seguir, por que você deve usar óculos bloqueadores de luz azul!

Melhora o sono

No fim do dia, nosso cérebro inicia a produção de melatonina, uma substância que nos ajuda a dormir. Contudo, a exposição inadequada à luz azul inibe a atuação desse químico natural — e acaba causando problemas na qualidade de sono, como a insônia, por exemplo. O uso das lentes que bloqueiam estes raios vai manter seu sono em dia.

Melhora o sono

Reduz o cansaço nos olhos

Passar grande parte do tempo em frente às telas causa cansaço nos olhos e outros problemas, como dores de cabeça e até mesmo vista embaçada. Os óculos bloqueadores de luz azul ajuda a evitar esse tipo de desconforto.

Minimiza ou evita a degeneração macular

Ao impedir que os efeitos danosos da luz azul artificial cheguem à retina, a lente Blue Light pode reduzir ou evitar a degeneração macular e outros problemas de visão.

Protege contra os raios ultravioleta

Além de proteger os olhos da luz azul, as lentes com este tratamento contém filtro contra os raios UV, que podem atingir a visão tanto em ambientes internos quanto externos. Portanto, também preserva o globo ocular dos danos provocados pela radiação solar.

Por tudo isto, investir em uma armação de óculos de grau com lentes Blue Light é uma forma de preservar a saúde da sua visão.

E o melhor: quem não precisa de correção visual, ou seja não tem miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia também pode proteger os olhos desses raios. Basta adquirir seus óculos com lentes Blue Light sem grau e garantir mais conforto, nitidez e olhos saudáveis.

Como comprar óculos com filtro de luz azul

Você encontra diversas opções de armação para colocar suas lentes Blue Light na eÓtica!

Depois de escolher o óculos ideal para o seu tipo de rosto, basta adicionar as lentes selecionar a opção Blue Light. Nesse passo você deve escolher entre:

  • Sem Grau, caso não precise de correção;
  • Lente Fina, se tiver até 4 graus
  • Lente Super Fina, se tiver até 9 graus de miopia ou até 6 hipermetropia.

Se você desejar lentes com grau, o próximo passo será o envio da receita. Lembre-se de anexar uma receita atualizada. Você também pode enviar a receita depois da compra, o que te permite fazer aquela visita no oftalmologista para pegar uma nova prescrição. 

Se escolher lentes sem grau é só fechar o pedido. Nos dois casos você receberá seus óculos completos com as lentes Blue Light em casa.

Tá esperando o que para garantir o conforto visual e manter a saúde dos seus olhos em dia?

Você encontra diversas opções de armação para colocar suas lentes Blue Light na eÓtica! Tá esperando o que para garantir o conforto visual e manter a saúde dos seus olhos em dia?

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *