Categorias
OlhoVivo

Afinal, quando ir ao oftalmologista?

Mantenha a saúde em dia: consulte um oftalmologista regularmente

Consultar o médico dos olhos é tarefa apenas de quem usa óculos de grau, certo? Errado. Ainda que você enxergue bem e não sinta nenhum desconforto visual, é importante procurar o especialista com regularidade para verificar como está a sua visão. Afinal, quando ir ao oftalmologista?

Neste post, vamos explicar o momento certo para agendar uma consulta médica com esse especialista.

Antes, entenda qual a importância do acompanhamento periódico com o oftalmologista.

Por que é importante ir ao oftalmologista?

O oftalmologista é o médico especializado em avaliar e tratar os problemas de visão, entre eles, miopia, hipermetropia, astigmatismo, catarata e glaucoma. Ele também é responsável por diagnosticar e encontrar soluções para doenças que atingem a região próxima aos olhos, como as pálpebras e o canal lacrimal.

Em outras palavras, o oftalmologista realiza exames oftalmológicos e testes de visão, diagnostica problemas oculares e recomenda o uso de medicamentos ou óculos de grau, a fim de saná-los. Portanto, o acompanhamento médico é fundamental para a descoberta precoce de enfermidades e para evitar o agravamento delas.

Mas, afinal de contas, quando agendar consulta com o especialista dos olhos? Isso é/ o que você vai descobrir a seguir!

Quando ir ao oftalmologista?

É recomendado ir ao oftalmologista a qualquer sinal de irritação, ardência ou coceira frequentes. Quem sente dores de cabeça periodicamente e está com alguma dificuldade para enxergar, com sintomas de vista embaçada, por exemplo, também pode precisar de uma consulta.

Manchas claras ou escuras nos olhos, assim como a formação de imagens de visão dupla, também são sinais de que algo pode estar errado com o seu aparelho ocular.

Porém, mesmo que você não apresente nenhum desses sintomas, é essencial ir ao médico dos olhos pelo menos uma vez por ano.

O acompanhamento regular é necessário porque algumas doenças, como o glaucoma, em que ocorre o enrijecimento do globo ocular por pressão interna, não são percebidas em fase inicial. Portanto, a única maneira de saber se a sua visão realmente está em dia é por meio de uma consulta e de exames feitos pelo oftalmologista.

O mesmo vale para pessoas que possuem histórico familiar de doenças nos olhos, de forma a evitar enfermidades oculares por fatores genéticos. Quem usa óculos ou lentes de contato de grau, também precisa realizar exames oftalmológicos regularmente para acompanhar possíveis alterações no grau.

Quando visitar o oftalmologista com mais frequência?

A ida regular ao oftalmologista é recomendada em qualquer idade, especialmente por quem apresenta alguma alteração na visão. Mas, a partir dos 40 anos, pode ser necessário que as visitas se tornem mais frequentes.Nessa faixa etária é comum o aparecimento da presbiopia, mais conhecida como vista cansada. Com ela, a pessoa passa a ter dificuldades para enxergar objetos a curta distância.

Exames que medem a pressão dos olhos são também fundamentais em indivíduos que chegaram aos 40 anos para identificar problemas de visão, como o glaucoma.

Após os 50 anos podem aparecer outras doenças oculares, como:

  • a catarata, que torna a visão opaca;
  • e a degeneração macular, uma lesão na área da retina, membrana localizada no interior dos olhos, na qual se formam as imagens.

Também deve frequentar o médico oftalmologista com regularidade quem possui diabetes e hipertensão, pois a falta de acompanhamento pode levar a complicações oculares por retinopatia diabética ou hipertensiva, em que ocorrem lesões situadas na retina.

Independente de sentir ou não algum desconforto visual, agora você já sabe quando ir ao oftalmologista. Para ficar em dia com a saúde dos seus olhos, não deixe de consultá-lo com periodicidade, combinado?

Aprendeu a hora certa para procurar o oftalmologista? Aproveite para descobrir se a receita de óculos de grau tem validade!

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *