Kit Prove em Casa

Prove 4 óculos por 4 dias

Fechar
    Blog
    Olho Vivo 10.10.2017

    Óculos de sol falsos: quais os riscos?

    Para aqueles que pensam que os óculos servem só para beleza e não se importam com a procedência, é melhor tomar cuidado

    Óculos de sol falsos: quais os riscos?

    É muito comum em praias, centros das cidades e até no trânsito do dia a dia se ver vendedores ambulantes ou até mesmo lojas vendendo óculos falsificados.

    O preço é atrativo, o modelo é bem parecido com a marca original e tudo parece perfeito.

    Mas será que vale a pena pagar super pouco? E a qualidade? Ao que você está submetendo seus olhos, afinal?

    De acordo com Associação Brasileira de Indústria Óptica, quase 30% dos óculos produzidos no país durante o ano são piratas ou ilegais. A grande maioria não tem as proteções necessárias para proteger os olhos dos raios UV.

    OS RISCOS

    Óculos de sol falsos: quais os riscos?

    Oftalmologistas alertam que esta exposição dos olhos às radiações acelera o aparecimento da catarata e intensifica a degeneração macular - doença que prejudica a visão central.

    A grande questão é que, quando se usa óculos escuros, a pupila se dilata, abrindo caminho para mais radiação, a fim absorver mais luz.

    Por isto, é necessário que os óculos escuros protejam contra os raios UV que atingem as pupilas dilatadas, pois outra função dos óculos de sol é permitir que possamos ver melhor quando ofuscados por luz forte.

    Agora, imagine com óculos de sol falso. Sua pupila vai responder à escuridão da mesma forma que com outros óculos, com a desvantagem de que a proteção UV deixa de existir, ou seja, é até pior do que estar sem óculos no sol.

    Além disso, os óculos de sol piratas ou falsificados acarretam em fortes dores de cabeça, desconforto e cansaço na visão.

    Então, caso você tenha um modelo desses em casa, é melhor pensar muito bem antes de usá-los novamente.

    Fique atento a estes sintomas e, qualquer sensação estranha nos olhos, procure imediatamente um oftalmologista, ele é o melhor profissional para te orientar sobre a saúde dos seus olhos.