Categorias
TôdeOlho

Miopia Infantil: Entenda os Sinais e Tratamento

Saiba o que é a miopia infantil e os cuidados que você precisa ter ao descobrir que seu filho tem dificuldades para enxergar com este artigo do blog da eÓtica.

A miopia infantil é um distúrbio de visão muito comum que pode ser diagnosticado ainda na infância. As crianças com esta condição geralmente conseguem ver melhor as coisas mais próximas, de perto, mas têm dificuldade em ver e definir objetos que estão mais distantes.
 
Muitas vezes, a miopia infantil também pode ser diagnosticada facilmente se a criança frequenta a escola, pela dificuldade em ver o quadro na sala de aula.
 
Embora um diagnóstico de miopia infantil possa não parecer sério, é importante tratar com lentes corretivas o quanto antes para que a criança tenha melhor qualidade de vida.
 
Muitos pais ficam surpresos quando descobrem que o filho tem miopia, mas com a ajuda de bons profissionais não será um problema difícil de entender e corrigir. Além disso, a visão embaçada pode fazer com que a criança tenha dificuldades em suas atividades diárias.  
 

Principais Sintomas da Miopia Infantil

  • Queixas de visão desfocada em distâncias mais longas;
  • Diminuição da fenda palpebral para tentar ver melhor;
  • Esfregamento frequente dos olhos;
  • Dores de cabeça;
  • Objetos distantes parecem embaçados ou confusos;
  • Redução da capacidade de atenção;
  • Segurar objetos mais perto dos olhos;
 
Um primeiro exame oftalmológico pode ser realizado antes de 1 ano de idade, se possível. Se seu filho não tiver problemas oculares evidentes neste primeiro momento, então marque um novo exame oftalmológico na idade pré-escolar (jardim de infância). É importante fazer o exame oftalmológico cedo.  
 
Durante a investigação para o diagnóstico da miopia infantil, o oftalmologista faz o exame físico dos olhos da criança e verifica o reflexo de luz regular.   
 
No caso de um diagnóstico positivo para miopia infantil, o oftalmologista irá auxiliar a família a entender e o que deve ser feito para ajudar durante a progressão da miopia infantil. Afinal, uma vez que a criança seja míope, é necessário um acompanhamento periódico.   
 
A miopia é classificada como leve, moderada ou de alta severidade, dependendo da quantidade de correção necessária. O termo miopia alta geralmente é usado para descrever miopias acima de -5,00D.  
 
A progressão da miopia nas crianças é mais do que apenas uma prescrição que sofre mudança constante. Como uma criança se desenvolve rapidamente, a miopia também progride com a mesma rapidez, portanto o acompanhamento é muito importante.  
 
É muito comum o pensamento de que o uso de lentes corretivas piora a visão da criança e, com o passar do tempo, a deixa cada vez mais dependente do uso dos óculos. Isto não é verdade! A miopia aumenta acompanhando o crescimento da criança. O uso de lentes corretivas só vai facilitar sua visão e trará maior conforto.
 
O objetivo do tratamento através do uso dos óculos é melhorar a qualidade da visão. Isto é importante para proteger a saúde dos olhos da criança no futuro, mesmo que ainda precisem de óculos por um longo período.Criança com miopiaOs óculos para miopia infantil podem ser usados o tempo todo. É importante escolher armações que se adaptem bem e que funcionem para a idade e as atividades realizadas pela criança.   
 
Atualmente os fabricantes têm se preocupado muito com a segurança e estética dos óculos infantis, sendo possível comprar óculos que são a carinha deles. Super estilosos e muito divertidos, além dos acessórios para compor um visual ainda mais descontraído.  

Como Minimizar A Progressão

Sabe-se que não há o que fazer para evitar a miopia infantil, mas alguns cuidados diários podem ajudar a evitar uma progressão agressiva.  
 
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer em casa para ajudar a retardar a progressão da miopia ao longo do tempo:
 
  • Passar um tempo fora de casa: pesquisas demonstraram que crianças que passam pelo menos 90 minutos à luz natural do sol a cada dia têm taxas mais lentas de progressão da miopia. Os oftalmologistas acreditam que estar do lado de fora é útil porque eles estão dando uma pausa ao olhar para as coisas mais distantes. 
  • Fazer pausas regulares nas atividades de perto a cada 30 minutos: isto inclui o uso de tablets, smartphones, livros e desenho. Não tem que ser uma pausa prolongada, apenas longa o suficiente para permitir que seus olhos relaxem. Olhar pela janela, caminhar pelo corredor ou levantar-se para beber um pouco de água. Assim como o corpo pede um alongamento, os olhos também precisam.
  • Mantenha uma boa distância dos objetos: segurar as coisas mais perto do rosto faz com que seus olhos se esforcem apenas para focar a curtas distâncias. A distância recomendada é aproximadamente o mesmo comprimento do antebraço da criança. Pratique!
  • Utilize uma boa iluminação: certifique-se de que seu filho utilize uma boa iluminação quando estiver lendo ou fazendo os deveres de casa. 
Cuidar bem da visão das crianças significa exames oftalmológicos regulares, uma boa rotina de cuidados com os olhos e uma dieta saudável. Manter esses hábitos ajudará na manutenção da visão.  
 
Ao perceber que seu filho está com sintomas de miopia, fale com o pediatra. Ele pode dar ao seu filho a triagem visual necessária e te ajudar com os próximos passos.  
 
A eÓtica é a primeira ótica on-line a vender óculos e lentes de contato no Brasil, sendo líder no mercado óptico brasileiro. Visite nosso site e conheça as mais variadas opções de armações e lentes corretivas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *