Categorias
OlhoVivo

Guia rápido de saúde dos olhos das crianças

Guia rápido de saúde dos olhos das crianças

Dentes, postura, feridas e higiene estão na lista top 10 de preocupações dos pais com seus pequenos. É claro que tudo isso é muito importante, mas a saúde dos olhos dos filhos também é algo que não pode passar despercebido.

A preocupação deve começar ainda na gestação, como forma de prevenir problemas futuros!

Não sabe como cuidar dos olhos dos pequenos? Então confira nossas dicas e fique atento a qualquer sintoma ou alteração na visão do seu filho!

Durante a gestação

Guia rápido de saúde dos olhos das crianças

Antes mesmo do nascimento do bebê, é importante ficar atentos!

O exame de pré-natal é fundamental para prevenir algumas doenças que podem afetar a visão da criança ainda na barriga da gestante. Os problemas mais comuns são a toxoplasmose e a rubéola, duas doenças que podem interferir diretamente no desenvolvimento do olho do bebê.

Então, é super indicado para todas as futuras mamães conversar com os obstetras sobre o assunto.

Quando o bebê nasce

Depois que nasce, a criança passa a perceber as movimentações dos objetos aos poucos. Passado esse período, ela nota coisas paradas e somente na etapa seguinte começa a acompanhar os objetos com o olhar.

Com cerca de dois meses, os bebês conseguem seguir focos de luz com os olhos e, aos seis meses, a criança já fixa o olhar e responde aos estímulos visuais. Nessa fase da vida, é importante que os pais fiquem atentos à evolução dos pequenos e que procurem rapidamente o pediatra caso algo estranho seja notado.

O desenvolvimento da visão

Você sabia que é apenas com 5 anos de idade que a visão infantil pode ser assemelhada à de um adulto?

Sim, o processo é bem lento, e por isso é sempre bom ficar de olho, e caso algum sintoma estranho apareça, um médico deve ser procurado.

Guia rápido de saúde dos olhos das crianças

Estrabismo

Do nascimento até o primeiro mês, é comum que o bebê apresente os olhos desalinhados, o que é chamado de estrabismo.

Esta característica tende a desaparecer até o terceiro mês de vida, quando os músculos oculares se estabilizam. Se o estrabismo persistir, um oftalmologista pediátrico deve ser procurado com urgência. É bem possível que a criança tenha que começar a tratar da visão muito cedo.

Sensibilidade e irritabilidade

Caso o olho do seu filho fique vermelho com frequência, apresente muita sensibilidade à luz ou até mesmo manifeste secreções, é indispensável buscar ajuda de um médico especializado.

Muitas crianças possuem obstrução congênita no canal que leva a lágrima para o nariz e quem apresenta essa patologia acaba sofrendo com olhos sensíveis e frequentemente irritados. Em diversos casos, a desobstrução acontece sozinha, mas, se não ocorrer, é necessário intervir cirurgicamente.

Necessidade de óculos

Guia rápido de saúde dos olhos das crianças

Aproximadamente 80{594594e34e6e00c1ff319a1668ff5e81bf51f33a6545c97acb0142a9a3c86e46} das crianças são hiperétropes (nome dado a quem tem hipermetropia) quando nascem. A tendência é que essa hipermetropia diminua com a idade e chegue perto de zero por volta dos nove anos.

Até chegar nesta idade, elas não costumam precisar de óculos corretivos, a não ser que apresentem um grau muito alto ou estrabismo. É depois dos nove anos que muitas crianças passam a necessitar dos óculos.

De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, problemas de vista como hipermetropia, miopia e estrabismo afetam cerca 20{594594e34e6e00c1ff319a1668ff5e81bf51f33a6545c97acb0142a9a3c86e46} das crianças em idade escolar. Os pais não devem negligenciar essa informação.

É importante cuidar da visão dos filhos e redobrar a atenção nessa fase da vida da criança!

Mais dicas

  • Não faça diagnósticos baseados em achismos. Uma dor de cabeça, por exemplo, pode ser indício de problema na visão.
  • Regule o uso de computadores, videogames e televisão. Crie um ambiente adequado para uso desses aparelhos, levando em consideração a iluminação, altura e distância dos mesmos.
  • Fique de olho no aprendizado escolar. O baixo rendimento pode ser fruto da necessidade de óculos.
  • Na praia, crianças também precisam de óculos escuros.

E aí, você já tem cuidado dos olhos dos seus filhos? Não sabia o quanto isso era importante?

Agora que você já sabe, proteja seu pequeno de doenças oculares.

Tem mais dicas? Conte pra gente!

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *