Kit Prove em Casa

Prove 4 óculos por 4 dias

Fechar
    Blog
    Olho Vivo

    É possível saber se os meus óculos de sol têm proteção UV?

    Cuidado com os raios ultravioleta: entenda a importância de usar óculos com proteção UV

    É possível saber se os meus óculos de sol têm proteção UV?

    Imagine a cena: você na praia, curtindo um sol, passa um vendedor oferecendo óculos escuros em vários modelos por um valor que não pagaria nem a porção de camarão. E aí, você compraria sem ter como saber se os óculos de sol têm proteção UV e colocando em risco a sua saúde ocular?

    Você já deve saber o quanto os raios UV são prejudiciais à saúde em geral, especialmente à visão. Então, não deixe de tomar as devidas precauções e evite danos irreversíveis.

    Confira este post e entenda quais são os principais problemas oftalmológicos causados pela radiação ultravioleta e o perigo de usar um produto sem qualidade.

    Como saber se os óculos de sol têm proteção UV?

    Primeiramente, é importante que você entenda que ao adquirir óculos, só de olhar para ele, não há como saber se é seguro e se oferece a proteção adequada ou não.

    Para não ficar com dúvidas, o ideal é optar por óticas de confiança que certifiquem a originalidade do produto e que garantam a qualidade das lentes.

    Você também deve ficar atento aos possíveis incômodos causados pelo uso do acessório. Sintomas como dor de cabeça e ardência nos olhos, por exemplo, são indicativos de que o produto não tem a qualidade e a proteção necessárias.

    A seguir, veja quais são os principais problemas oculares causados pelos raios UV e pelo uso de óculos de sol sem proteção.

    É possível saber se os meus óculos de sol têm proteção UV?

    Quais são os danos causados pelos raios UV?

    O uso do protetor solar para evitar problemas causados pela radiação ultravioleta — como queimaduras, fotoalergias, manchas, envelhecimento e câncer de pele — é imprescindível. Já temos consciência disso.

    No entanto, quando falamos em proteção UV, não pensamos muito na saúde ocular, a primeira coisa que vem à nossa mente são os males causados à derme.

    Contudo, não podemos esquecer que, assim como o câncer de pele, muitos danos oftalmológicos são resultados dos efeitos cumulativos da exposição aos raios UV.

    A principal doença causada pela radiação ultravioleta é a catarata, que provoca perda da visão — parcial ou total — devido às lesões que deixam o cristalino opaco.

    Outros problemas incluem a fotoceratite (inflamação da córnea, decorrente de queimaduras), a degeneração macular (danificação das células da mácula, parte central da retina) e o pterígio (formação carnosa, que causa espessamento da conjuntiva) sobre a córnea.

    Usar óculos de sol sem proteção UV é perigoso?

    Quem nunca se encantou por um modelo estiloso e com precinho bem acessível e levou o acessório para casa? No entanto, é a saúde dos seus olhos que, no fim das contas, paga um preço alto.

    Usar óculos de sol sem proteção UV é arriscado, pois, quando você usa óculos escuros a sua pupila se dilata para se adaptar à mudança de claridade e isso faz com que os raios UV penetrem nos seus olhos com mais facilidade.

    Isso provoca sérios problemas em curto e em longo prazo. Por outro lado, óculos de sol originais e com garantia de proteção evitam que a radiação ultravioleta chegue aos tecidos oculares.

    Como acertar na compra dos óculos?

    É possível saber se os meus óculos de sol têm proteção UV?

    Para usar um acessório de qualidade e não correr o risco de prejudicar sua visão, a dica mais importante é ficar de olho na confiabilidade da loja revendedora. Faça suas compras em óticas confiáveis, que comprovem a certificação de qualidade dos produtos.

    Atualmente, nós contamos com as facilidades da era digital e você não precisa ir até uma loja física para realizar uma compra segura. Existem revendedoras autorizadas na internet, como a eÓtica, que trabalham com as melhores marcas e oferecem somente produtos com qualidade garantida.

    Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como saber se os óculos de sol têm proteção UV, não se esqueça: antes de comprar, certifique-se da qualidade das lentes. Não arrisque sua visão usando mercadorias falsas, você pode se arrepender no futuro!

    Gostou deste post? Siga nossas páginas nas redes sociais e acompanhe nossas atualizações sobre uso de óculos e cuidados com a visão. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no YouTube.