Categorias
TôdeOlho

Dúvidas: produtos de limpeza de lentes podem causar cegueira?

O uso das lentes de contato ainda vem acompanhado de muitos mitos e crenças, que só se espalham porque as pessoas não costumam consultar a pessoa certa: o oftalmologista. Se você perguntar a ele como deve agir em relação à limpeza e à manutenção das suas lentes de contato, pode estar seguro que a resposta vem de longos anos de experiência.

A dúvida, porém, existe, pois já houve suspeita de produtos de limpeza para lentes de contato poderiam causar infecções oculares. Esta tese não foi confirmada, e o fato é que os produtos de limpeza e conservação de lentes de contato vendidos hoje no mercado não causam cegueira se forem usados de maneira correta.

Como todo produto vendido no mercado, as soluções de limpeza tem um prazo de validade, que deve ser respeitado: substitua as suas regularmente. No caso de uma alergia ocular a alguma substância contida nos produtos de limpeza, é imprescindível que o uso da lente seja suspenso imediatamente, para evitar que os olhos, sensibilizados pela alergia, sejam alvos de ataques de microorganismos maléficos.

Outra medida que deve ser tomada sem falta antes de retirar e colocar a lente é a limpeza das mãos, com sabão e água em abundância. Enfim, o que pode causar cegueira é o uso incorreto das lentes de contato: dormir com as lentes ou usar algum outro produto na sua limpeza e conservação não são práticas recomendada pelos especialistas.

Consulte o seu oftalmologista de confiança para obter as respostas certas sobre o uso de lentes de contato.

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *