Kit Prove em Casa

Prove 4 óculos por 4 dias

Fechar
    Blog
    Tô de Olho

    Dicas: qual a melhor lente de contato?

    Se você usa ou considera aderir ao produto, precisa conhecer as vantagens e desvantagens de cada tipo

    Dicas: qual a melhor lente de contato?

    A lente de contato é uma alternativa confortável e prática para quem tem problemas de visão. Isso nos leva à seguinte pergunta: qual a melhor lente de contato?

    A resposta dependerá do perfil de cada pessoa. Na escolha de uma lente, você precisa levar em conta o grau, o problema de visão, a qualidade da lágrima e até o intervalo entre o olho e a pálpebra.

    Ou seja, a depender desses fatores, uma lente de contato perfeita para uma pessoa pode não cair bem em outra. Por isso, vamos falar sobre os tipos de lentes de contato, quais são as vantagens e desvantagens de cada um e os cuidados ao utilizar esse produto. Continue a leitura para saber mais!

    Vantagens e desvantagens das lentes rígidas, gelatinosas e descartáveis

    Dicas: qual a melhor lente de contato?

    Lentes rígidas

    Feitas de gases permeáveis, as lentes rígidas são capazes de transmitir taxas de oxigênio variadas, a depender da marca. É o que os especialistas chamam de DK: um DK maior resulta em um nível maior de transmissão de oxigênio.

    Mas o que isso quer dizer na prática? Em linhas gerais, que as lentes rígidas são saudáveis para a córnea, pois conseguem nutri-las adequadamente.

    Além disso, o produto é altamente durável e proporciona uma excelente qualidade de visão, corrigindo miopia, hipermetropia ou vista cansada. O risco de contaminação também é baixo se as lentes de contato forem usadas e higienizadas corretamente.

    É importante fazer um alerta: muitas pessoas não conseguem se adaptar às lentes rígidas. Esse produto tem estrutura mais dura e baixo nível de água na estrutura molecular, o que o torna desconfortável para uma parcela dos usuários.

    Lentes gelatinosas

    A maioria das lentes gelatinosas é formada por hidrogel e possui em seu interior bastante água e lágrima, proporcionando mais conforto aos olhos. É possível encontrar também as lentes de silicone e hidrogel, que são modernas e ainda mais confortáveis.

    Conhecidas por seu baixo custo e pela facilidade de adaptação, as lentes de contato gelatinosas são diversificadas e versáteis. Os itens feitos em silicone e hidrogel podem ser encontrados na 1ª, 2ª e 3ª gerações.

    O que isso significa? Quanto mais atual a geração, maior é o conforto da lente. As lentes da 3ª geração, por exemplo, contam com um produto modificado que favorece a presença de moléculas de água e proporciona maior hidratação ao olho.

    Dicas: qual a melhor lente de contato?

    A validade das lentes gelatinosas é outra característica que merece destaque. O produto está disponível para o descarte diário ou pode ter duração quinzenal, bimestral, semestral e anual. A possibilidade de contaminação é muito menor em itens que duram menos.

    Mas é preciso lembrar que esse tipo de lente requer bastante cuidado, pois a grande quantidade de água em sua composição pode ser uma porta de entrada para bactérias. Esse risco pode ser menor com a limpeza correta do produto. Outro recado igualmente importante: jamais use a lente por mais tempo que o indicado.

    Lentes descartáveis

    Para quem pratica esportes, as lentes descartáveis são extremamente facilitadoras, principalmente em modalidades que exigem contato.

    A depender do tipo de atividade, o uso de óculos para atletas pode ser muito perigoso. Os riscos incluem desde uma lesão no rosto a sérios problemas de visão, o que pode ser evitado com o produto adequado para descarte após o uso único.

    Outras vantagens das lentes de contato

    A lista de benefícios das lentes de contato vai além do que já foi citado. As lentes permitem o ajuste de diferentes graus para cada olho e não podemos negar o quanto esse item melhora a autoestima ao cobrir possíveis cicatrizes na córnea, por exemplo.

    Saiba ainda que as lentes não atrapalham a aplicação da maquiagem. Você só precisa colocá-las antes de fazer a make. Uma excelente notícia, não é? E tem mais: o produto amplia o campo de visão, por isso a percepção nas laterais dos olhos é pouco ou em nada afetada.

    Cuidados com as lentes de contato

    Dicas: qual a melhor lente de contato?

    Para proteger seus olhos e garantir a durabilidade das lentes, você precisa cuidar muito bem delas. Confira a seguir dicas importantes sobre manuseio das lentes de contato.

    • Lave as mãos com água e sabão antes e depois de tocar nas lentes.
    • Evite levar as mãos aos olhos quando estiver usando o produto.
    • Os produtos utilizados para a limpeza das lentes devem ser adequados para esse fim.
    • A solução das lentes precisa ser trocada sempre que guardá-las no estojo.
    • O estojo deve ser trocado trimestralmente.
    • As lentes precisam ser retiradas todos os dias. Portanto, não durma com elas.
    • Retire o produto ao tomar banho, usar a piscina ou mergulhar no mar.
    • As lentes devem ser descartadas quando perderem a validade.

    Antes de adquirir uma lente de contato, é fundamental consultar o oftalmologista. Afinal de contas, ele é o responsável por diagnosticar seu problema de visão e o profissional adequado para recomendar o produto mais indicado para você.

    Outro conselho importante é pesquisar por uma ótica que seja conceituada e experiente no mercado. Atualmente, existem empresas especializadas na comercialização on-line de lentes de contato que oferecem a comodidade e a praticidade que você procura, além de produtos com excelente qualidade.

    Durante a leitura do texto, você descobriu qual a melhor lente de contato, as vantagens e desvantagens de cada tipo e que a escolha do melhor produto depende do perfil de cada pessoa. Por isso, é essencial consultar um médico especializado e procurar uma loja que forneça lentes de qualidade.

    Agora que você já sabe qual a melhor lente de contato, fale com a gente e confira os melhores tipos disponíveis para você!

    Atenção: nosso objetivo é vender lentes de contato para quem fez adaptação com Médico Oftalmologista e recebeu orientação adequada, quanto ao uso e cuidados. Consulte regularmente seu médico oftalmologista para avaliar a saúde de seus olhos e saber se pode usar ou continuar usando lentes de contato.