Categorias
PorDentro

5 curiosidades sobre os óculos que você precisa saber

Quem não abre mão de um estiloso e elegante acessório para corrigir a visão ou proteger os olhos do sol, provavelmente nem imagina como ele surgiu e foi se aprimorando ao longo dos séculos. Esse é o seu caso? Então, você precisa conhecer as 5 curiosidades sobre os óculos que a gente listou.

A relação inclui a origem da palavra óculos, o surgimento das primeiras lentes, do aro, das hastes e do modelo bifocal, assim como o aparecimento das opções solares — essenciais para a absorção da luz. Continue a leitura para saber os detalhes!

1. Como surgiram os óculos?

A palavra óculos vem do termo ocularium, como eram chamados os orifícios das armaduras usadas pelos soldados na Antiguidade clássica, para que eles enxergassem.

Já as primeiras lentes para correção apareceram no século I d.C, sabia disso? Elas eram confeccionadas com pedras semipreciosas, como o cristal de rocha. Assim surgiram os óculos de grau para perto.

A palavra óculos vem do termo oculariummodelos de óculos semelhantes com os que temos hoje.

4. O que representava usar óculos na Idade Média?

Você sabia que, na Idade Média, o uso dos óculos era associado a quem detinha conhecimento e status social? Inclusive, era comum a presença do acessório em espetáculos nos quais personagens de renome eram interpretadas.

5. Quando surgiram os óculos de sol?

A lista de curiosidades sobre os óculos inclui, ainda, a criação do acessório para proteger os olhos da luz do sol. Os modelos solares com armação também foram inventados pelos alemães, no século XIII. Em seguida, os franceses aprimoraram o design.

Até o século XX, os óculos de sol tinham as lentes verdes. As opções coloridas só viraram tendência na década de 1970 e, a depender da escolha, influenciam a absorção da luz, sabia?

As verdes, marrons, cinzas e pretas conseguem neutralizar mais de 80{594594e34e6e00c1ff319a1668ff5e81bf51f33a6545c97acb0142a9a3c86e46} da luminosidade. Já as amarelas são ideais para locais escuros, ao passo que as azuis são indicadas para quem usa frequentemente o computador. As rosas, por sua vez, absorvem bem a luz artificial.

E então, o que achou das curiosidades sobre os óculos que a gente selecionou? Você que não deixa de usá-los para complementar o look certamente descobriu algo a respeito deles que desconhecia, não é mesmo?

Agora que está a par das curiosidades sobre o acessório, compartilhe o post nas redes sociais! Afinal, seus amigos também merecem saber tudo sobre o assunto.

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *