Kit Prove em Casa

Prove 4 óculos por 4 dias

Fechar
    Blog
    Tô de Olho

    Conheça os materiais antes de escolher suas armações

    Quando você vai escolher seus óculos novos, você leva em consideração o material das armações? Difícil, né?

    Os materiais de armações de óculos mais conhecidos são os fabricados em acetato e metal. No entanto, existe uma variedade de opções que vale a pena conhecer antes de adquirir o seu. Na verdade, o fato é que a maioria das pessoas não liga para esse tipo de característica.

    Ao chegar na loja, é muito comum que as pessoas experimentem os óculos apenas para saber se o modelo combina ou não com o formato do rosto. Contudo, é sempre bom saber o que você está comprando, não é mesmo? Portanto, continue com a leitura e fique por dentro da qualidade e das especificidades de cada material dos seus futuros acessórios!


    Acetato de celulose

    Esse tipo de armação é excelente quando o assunto é resistência, uma vez que ela resiste muito bem a queda, riscos e arranhões, água, óleo e gordura. O acetato de celulose é um tipo de plástico que, ao ser aquecido, tem uma ótima capacidade de maleabilidade e amolecimento, podendo ser adaptado e transformado de forma mais fácil que outros materiais.

    A grande vantagem desse material é o conforto que ele proporciona. A armação de acetato se ajusta bem ao rosto, pois não tem ponteiras nas hastes e nem plaquetas na região nasal, oferecendo mais conforto para quem usa.

    É importante ressaltar que o acetato é antialérgico e não causa nenhum problema ao entrar em contato com a pele. E, além disso, ele permite uma grande variedade de cores e modelos que, devido a sua versatilidade, tem sido muito usado em ocasião tanto do dia a dia quanto em festas.

    Metal

    As armações em metal são mais leves e mais usadas em ocasiões casuais. Se comparadas com as produzidas em acetato, ele garante mais facilidade de ser ajustado no rosto.

    Embora o metal não precise ser aquecido, é possível ajustar a armação à mão na hora da compra. As plaquetas se ajustam para que ela se encaixe bem na base nasal e, além disso, as ponteiras podem ser diminuídas, evitando que a peça fique muito curvado atrás da orelha.

    Existem algumas opções de armação que utilizam uma combinação de acetato de celulose nas hastes com a frente de metal. A combinação possibilita conforto na lateral e maior possibilidade de ajustes na base nasal.

    As armações que utilizam metal podem conter níquel em sua composição. Portanto, é necessário ter cuidado, pois esse material não é indicado a quem é alérgico a essa substância, podendo causar reações indesejadas.

    Alumínio

    O alumínio possibilita uma armação forte e leve — mais até que o titânio. Porém, ele tem pouca capacidade de ajuste e flexibilidade. No entanto, a grande vantagem das peças produzidas com esse tipo de material é que elas permitem brincar com uma grande variedade de cores, além de passar a impressão de sofisticação e um design mais moderno.

    Aço inoxidável

    O aço inoxidável é composto por ferro e cobre, possibilita armações muito resistentes aos impactos e quedas e, além disso, tem alta flexibilidade, durabilidade, é um material leve e resistente a corrosão. Os produtos produzidos com ele são fáceis de ajustar e têm como grande vantagem o seu custo-benefício, possibilitando que as peças sejam bem mais baratas que as de outros componentes.

    Titanium

    Leve como uma pena, o material deixa de lado todo o desconforto daquelas marquinhas que alguns outros materiais causam no rosto. A utilização do titanium nos óculos de grau se popularizou a partir dos anos 90 devido a suas vantagens: é extremamente leve e, ao mesmo tempo, muito resistente a impactos.

    Outra grande vantagem é que as armações feitas com esse material tem maior durabilidade e não sofrem com erosão ocasionada por sal, ácidos, água e demais umidades, que pode deteriorar os óculos com o passar do tempo de uso. Então já sabe! Se você não é tão cuidadoso ou um pouco desastrado, este é o material mais indicado.

    Injetados

    Na categoria de não-metais, podemos citar os materiais injetados, que são o propionato, o grilamide, o optyl, o policarbonato, a fibra de carbono, a triglamide e o náilon. Sua característica mais marcante é a maleabilidade, que permite que as armações sejam projetadas em um design diferenciado.

    Porém, o nome “injetados” acaba passando, para algumas pessoas, a impressão de ser um material de qualidade inferior. Vamos mostrar que isso não é verdade, existe uma grande variedade que pode atender muito bem às suas necessidades. Vejamos!

    • propionato: conhecida por apresentar mais fluidez e elasticidade, esse material possibilita inserções de metal;
    • grilamide: oferece boa relação entre rigidez e tenacidade, além de leveza. É indicado para óculos de sol de estilo esportivo por ser muito resistente a choques e quedas. Ele também oferece uma grande possibilidade de decoração com inserções de metal;
    • optyl: apresenta brilho durável, bom acabamento e bastante resistência ao calor. É mais leve do que o acetato e sua grande qualidade é que o material permite uma enorme variação de cores e texturas;
    • policarbonato: tem alta resistência a impactos. São indicados para uso em segurança industrial e, assim como o grilamide, esse material é indicado para quem pratica esportes, principalmente os radicais;
    • fibra de carbono: extremamente leve, porém de difícil conserto. Isso levou o material a uma grande perda de mercado;
    • triglamide: material plástico com baixa absorção de umidade e grande resistência a agentes químicos, impactos e riscos;
    • náilon: leve, hipoalergênico e inquebrável. Muito utilizado para óculos infantis.

    Madeira

    As armações em madeira são uma novidade no mercado de óculos e fez todo mundo ficar apaixonado. Com um conceito de exclusividade, uma vez que um modelo nunca é igual ao outro, devido às características da madeira, eles são resistentes a quedas e a água, além de levar toda uma ideia sustentável.

    Viu só quantos materiais de armações de óculos legais que você pode escolher? Agora, é só escolher o modelo ideal para o seu formato de rosto e aproveitar todos os benefícios que o acessório pode proporcionar para você.

    Você acha que este post ajudou a entender mais sobre os tipos de armações que estão em alta no mercado? Então não deixe de compartilhar nosso texto com seus amigos nas suas redes sociais!