Kit Prove em Casa

Prove 4 óculos por 4 dias

Fechar
    Blog
    Tô de Olho

    Como escolher óculos de grau

    Aprenda a escolher óculos de grau, um charmoso acessório para ajudar a compor um visual estiloso

    Escolher os óculos de grau ideais é fundamental

    A ideia de que óculos de grau são o tipo de acessório que apenas atrapalha o visual é algo mais do que ultrapassado. Hoje em dia, existe uma enorme variedade de modelos para todos os tipos de rosto e de gosto. Então, você só precisa encontrar um que seja ideal para suas necessidades.

    No entanto, caso tenha dúvidas sobre como escolher óculos de grau que se adequem ao seu formato de rosto e ao seu estilo, confira as dicas deste post e saia por aí esbanjando elegância!

    Mas, antes de adquirir seus óculos, o mais importante é fazer uma boa pesquisa e verificar qual tipo possui o conforto e a beleza que você procura. Afinal, não adianta nada escolher um modelo de óculos bonito, estiloso e moderno mas ele incomodar, não é verdade? Saiba que é bastante possível combinar elegância com conforto.

    Com base nisso, neste post, veja tudo que você precisa saber para escolher um acessório muito charmoso!

    Como escolher óculos de grau de maneira correta?

    Mais do que nunca, os óculos têm sido parte fundamental na composição de um look. Contudo, para que fique algo bem bonito, você precisa fazer as escolhas adequadas. Então, a seguir, veja como acertar na compra dos seus óculos de grau!

    Conheça os principais tipos de lentes

    A escolha das lentes é primordial para que seu óculos atendam às suas necessidades. A princípio, essa tarefa não é tão simples quanto parece, principalmente para quem não entende do assunto. Assim sendo, é sempre recomendado procurar um especialista. Porém, para dar uma ajudinha, abaixo mostramos os principais tipos de lente.

    Simples

    No geral, essas lentes resolvem apenas um tipo de problema de visão. Por isso, são recomendadas para quem possui somente hipermetropia, miopia ou astigmatismo.

    Multifocal

    É ideal para quem possui mais de um problema, pois a lente é dividida de forma que o lado inferior seja usado para correção da visão de curta distância, o centro para a de média distância e a parte de cima para a de longo alcance.

    Um outro detalhe sobre lentes ao qual você deve ficar atento é referente à sua composição. Nesse sentido, elas podem ser feitas com base nos seguintes materiais:

    • cristal — hoje em dia esse material é pouquíssimo utilizado, pois já existem novas tecnologias. Essa lente caiu em desuso por ser pouco resistente a impactos e, ao mesmo tempo, pesada e desconfortável;
    • acrílica — na atualidade, essa é a lente mais indicada, pois é leve, resistente e confortável.

    Entenda algumas funcionalidades e particularidades

    Para que seus óculos de grau o atendam de forma satisfatória, você deve ficar atento a algumas peculiaridades, principalmente àquilo que diz respeito às lentes.

    Liporrepelente

    Essa característica é ideal para quem suja os óculos com frequência, na medida em que dificulta que as gordurinhas do manuseio se fixem na lente.

    Proteção UV

    Por conta da intensidade dos raios solares, a proteção UV é essencial e deve constar em todas as lentes. Por isso, é extremamente importante comprar seus óculos em uma ótica confiável.

    Antirreflexo

    Essa particularidade é uma das mais comuns e superútil no dia a dia. Ao se fazer esse tratamento na lente, impede-se que os raios solares produzam reflexos, os quais podem trazer incômodos à visão.

    Antiabrasiva

    Essa funcionalidade tem a missão de evitar riscos na lente. Isso é essencial, por exemplo, para crianças que usam óculos ou para adultos que não têm muito cuidado no manuseio.

    Escolha uma armação ideal para seu rosto

    Saber seu tipo de rosto é ideal para escolher os óculos de grau

    A escolha da armação é uma etapa que requer muita atenção e bom senso. Nada de escolher algo que não combine com o seu estilo, certo? A seguir, confira como optar por um modelo que seja feito especialmente para o seu formato de rosto!

    Rosto redondo

    Para esse tipo de rosto, o ideal é que você procure uma armação que deixe sua face mais fina. Para isso, deve evitar óculos arredondados e dar preferência aos quadrados ou retangulares com linhas retas.

    Rosto oval

    Se você tem um rosto oval, saiba que é uma pessoa de sorte. Com esse formato, poderá abusar das armações, pois praticamente todos os modelos caem superbem. Apesar disso, é aconselhável procurar um que fique na altura das suas sobrancelhas.

    Rosto quadrado

    Óculos arredondados e ovais ficam ótimos para quem tem esse formato de rosto, pois deixam as linhas faciais mais suavizadas. Além disso, procure não usar armações muitos grandes.

    Rosto triangular

    Quem tem esse formato pode optar por óculos arredondados e grandes. Isso porque essa escolha dará a impressão de que você tem um maxilar mais largo.

    Verifique a espessura e o tamanho das armações

    Essa dica é de grande relevância, uma vez que ajudará a escolher óculos que deem mais conforto. Ao escolher o tamanho da armação, você também deve ficar bem atento ao formato do seu rosto. Provavelmente, não vai ser muito legal comprar óculos grandes só porque os achou bonitos.

    Além disso, vale ressaltar que o tamanho dos óculos também tem relação direta com seu problema de visão. Dessa forma, se possui miopia, por exemplo, dê preferência a armações de aro até 50 mm.

    A espessura da lente faz toda diferença na hora de escolher os óculos de grau

    O cumprimento das hastes tem o papel de oferecer um maior conforto. Elas não podem ser nem muito grandes nem muito curtas. Mas sim deverão encaixar perfeitamente na sua orelha.

    Em relação à espessura, você deve escolher conforme o tamanho da lente a ser usada. Se ela for mais grossa, consequentemente a armação também será. Dessa forma, o mais adequado é consultar um especialista para verificar se o modelo da armação que deseja é compatível com o seu grau.

    Por que é importante usar algo que faça bem para você?

    Sem dúvida, essa é a dica mais importante de todas! De nada adianta você seguir as outras se não se sentir bem com determinado modelo. O ideal é fazer uma escolha que proporcione uma boa visão, além de estilo e muito conforto.

    O mercado está repleto de ótimas opções e com preços para todos os bolsos. Pode ter certeza de que, com uma procura cuidadosa, você chegará até os óculos dos seus sonhos. Esperamos que depois dessas dicas você já saiba como escolher óculos de grau, considerando sempre estilo, conforto e qualidade.

    No entanto, caso ainda tenha alguma dúvida, acesse nosso site e saiba tudo sobre óculos.