Categorias
OlhoVivo

Como cuidar dos olhos ao usar eletrônicos

Como cuidar dos olhos ao usar eletrônicos

A Fadiga Visual é comumente causada pelo cansaço nos olhos após o uso prolongado de computadores ou aparelhos eletrônicos. Isso acontece porque nossa visão não foi programada para lidar com a claridade dos monitores por horas e horas a fio.

Todo o nosso aparato biológico para enxergar evoluiu para conseguir captar a luz refletida pelas curvas e formas dos objetos e obstáculos ao nosso redor e interpretá-los, determinando seu tamanho, movimentação e distância.

As telas que tanto usamos, além de serem objetos bidimensionais (são apenas planos), emitem a sua própria luz.

Isso faz com que os usuários de eletrônicos pisquem menos e usem menos os músculos relacionados ao globo ocular. Causa também dores, localizadas não apenas nos olhos, mas também na cabeça e no pescoço.

Você já passou ou está passando por isso? Então confira as nossas dicas para evitar a Síndrome do Usuário de Computador e minimizar os seus efeitos.

SINTOMAS

Antes de cuidar do problema, é preciso ter um diagnóstico para que as medidas sejam eficazes no tratamento.

No que diz respeito à Fadiga Visual, todo e qualquer usuário de computador deve tomar atitudes preventivas e cuidados paliativos, mas se sintomas específicos começarem a dar sinais isolados ou em conjunto, os cuidados devem ser redobrados.

Como cuidar dos olhos ao usar eletrônicos

Os principais sintomas da Fadiga Visual são os olhos irritados, vermelhos e ressecados. Pode haver lacrimejamento ou coceira, além do usuário apresentar uma forte sensibilidade à luz.

É muito comum ter a sensação de peso nas pálpebras, bem como dificuldade para focar a imagem. Não raro os portadores dessa síndrome sentem dores lombares, enxaquecas e espasmos musculares. Então fique de olho nas pistas que o seu corpo envia.

FATORES EXTERNOS

Como cuidar dos olhos ao usar eletrônicos

Muitos especialistas alegam que esta fadiga não é decorrente apenas do uso do computador, mas da combinação de diversos fatores externos. Isso faz todo sentido, uma vez que um ambiente ideal de trabalho pode diminuir potencialmente os efeitos nocivos dos monitores sobre a visão do usuário.

Condições externas como iluminação inadequada, posição do monitor, altura da mesa e cadeira, má localização da iluminação, tela suja, ar-condicionado e problemas oculares preexistentes acabam potencializando os riscos.

ÓCULOS

Como cuidar dos olhos ao usar eletrônicos

Se o uso de computadores faz parte da sua rotina, não abra mão de acompanhamento oftalmológico. Outra medida fundamental é manter a receita dos seus óculos sempre atualizada. Os óculos podem ser excelentes aliados no combate à fadiga visual, inclusive óculos para descanso.

Atualmente já existem modelos específicos para quem vive diante das telas de computador e essas opções mais inovadoras consistem em proteger os olhos da luminosidade do monitor, o que consequentemente evita a vermelhidão e ressecamento.

PISQUE SEMPRE

O que prejudica a visão não é a luz do monitor em si, mas o hábito de ficar em frente à tela por muito tempo. Infelizmente os usuários de computadores costumam piscar cinco vezes menos que o recomendável.

Como cuidar dos olhos ao usar eletrônicos

Faça o possível para não entrar nessa estimativa, pois essa atitude, além de gerar desconforto visual, resseca os olhos e embaça a visão.

Para não sobrecarregar a musculatura dos olhos e não desregular a entrada de luz na retina, o ideal é que o usuário de computador movimente constantemente o globo ocular e pisque normalmente. Isso ajuda a manter os olhos úmidos e fortalece os músculos da visão.

Neste momento, você está diante de um computador, celular ou tablete, talvez sentindo alguns sintomas de Fadiga Visual.

Que tal colocar as nossas dicas em prática e cuidar da sua visão?

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *