Categorias
TôdeOlho

Com que periodicidade devo trocar as minhas lentes de contato?

Com que periodicidade devo trocar as minhas lentes de contato?

Existem muitos tipos de lente de contato, indicadas parar diversas condições, como astigmatismo, miopia, hipermetropia e até a má formação da íris. Independentemente do motivo, você precisa ficar esperto com alguns pontos. E é exatamente deles que vamos falar agora!

O período varia de acordo com o tipo de lente que você usa, e cada tipo é indicado de acordo com o seu perfil.

Lentes diárias

Estas oferecem muito conforto para os olhos, simplesmente pelo fato de todo dia você estar com uma lente nova, proporcionando muito frescor e proteção. A grande sensação é a praticidade. Quer coisa melhor que usar uma lente o dia todo e, ao final do dia, tirar e jogar fora? Ahhhh, não tem mesmo!

Você vai dar adeus ao estojo, solução de limpeza, tempo no banheiro lavando… São mais indicadas para viagens ou quando você vai à piscina, praia ou lugares úmidos, onde há maior concentração de bactérias e que exigem cuidado extra. Você pode saber mais sobre isso aqui neste outro post sobre lente de contato e água.

Muitas pessoas optam pelas diárias pelo fato de não abrir mão dos óculos de grau e usá-las uma vez ou outra, seja para uma festa, aos fins de semana ou atividades onde os óculos atrapalham.

Lentes quinzenais ou mensais

Estas lentes têm o uso um pouquinho mais prolongado, por isso é necessário muito cuidado com elas.

É ideal para quem não gosta de óculos e prefira usar as lentes todos os dias, mas não é indicado dormir com elas. A gente sabe que ficam tão confortáveis que você acaba se esquecendo de tirá-las, mas não durma com elas.

Você também precisa de lavar todos os dias com as soluções de limpezasoluções de limpeza e deixar mergulhadas neste líquido quando não estiver usando.

Lentes anuais

A maior vantagem destas lentes em relação às outras é que são mais econômicas. Por outro lado, requerem muito mais atenção durante os procedimentos de limpeza e manutenção para evitar contaminação tanto da lente quanto do estojo.

Aí que entra a solução de limpeza, o único produto capaz de manter suas lentes sempre limpinhas e adequadas para uso. Elas podem ser gelatinosas ou rígidas, dependendo do fabricante.

Com que periodicidade devo trocar as minhas lentes de contato?

E como manusear minhas lentes?

  • Lave bem as mãos antes de mexer nas lentes, é saudável para seus olhos e suas lentes;
  • Sabe aqueles estojinhos bem legais que guardam suas lentes? Cuide bem deles também! É importante lavá-los com água morna pelo menos uma vez por semana e deixá-los secar naturalmente, sem usar papel ou pano.
  • É importante realizar a troca dos estojos todo mês, pois o acúmulo de bactérias e fungos pode causar lesões graves nos olhos. Fique esperto!
  • Não deixe de ter em casa sempre a solução de limpeza e jamais use água ou saliva para limpar as lentes;
  • Evite arrastar as lentes sobre superfícies, pois pode fazer com que se rasguem ou arranhem;
  • Se aparecer algum tipo de sujeira dentro da lente, não tente remover por conta própria. O mais indicado, neste caso, é o descarte imediato.
  • Prontinho, agora você já está apto a usar lentes de contato e sentir todo o conforto que essas maravilhas podem oferecer! Já sabe qual a ideal para o seu estilo de vida? Vem conhecer mais, então!

    Receba seu óculos de grau em casa

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *