Categorias
OlhoVivo

Afinal, coçar os olhos faz mal?

Coceira nos olhos pode ser alerta de problema mais grave

Coçar os olhos faz mal e pode ser perigoso para a sua visão. Embora pareça um simples ato de descuido para muitas pessoas, ele causa riscos para a visão e para a saúde ocular.

Quando a coceira nos olhos aparecer e for insistente, independente de tudo, não esfregue a área com as mãos — essa ação pode ser muito prejudicial para a sua saúde. A sensação é realmente chata. Porém, além de estimulá-la ainda mais, o hábito de coçar os olhos pode provocar doenças e, até mesmo, a deformação da córnea.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo para que você entenda os riscos e o que fazer para aliviar esse desconforto. Confira!

Por que a coceira começa?

A coceira nos olhos pode decorrer por vários motivos: condições do clima, infecções por bactérias, alergias ou cansaço são alguns deles.

Como você deve saber, temperaturas mais altas reduzem a umidade presente no ar e aumentam a quantidade de poeira. É isso que faz com que a possibilidade de partículas estranhas entrarem nos olhos seja muito maior.

Ainda, o hábito de levar as mãos aos olhos facilita a entrada de bactérias na córnea, causando infecções. As mãos carregam micro-organismos e esses, em contato com os olhos, provocam irritação.

A poluição atmosférica também facilita a entrada de sujeira nos olhos, causando alergias — sendo que elas também ocorrem pelo uso de alguns medicamentos.

Além de todos esses fatores externos que podem afetar a saúde dos seus olhos, existe um que você mesmo pode provocar: cansaço. Sim! O uso excessivo de eletrônicos, por exemplo, pode gerar um esforço visual além do que seus olhos podem aguentar.

Entretanto, para descobrir a real causa da coceira, nada melhor do que consultar um oftalmologista. Procure um profissional com boa indicação para que você descubra o motivo preciso do incômodo nos olhos. Nada de se automedicar!

Por que coçar os olhos faz mal?

Infecção bacteriana

Você já percebeu que quanto mais coça uma parte do corpo, mais vontade tem de continuar? O mesmo acontece com os olhos. E o problema não é só esse. Como visto, ao esfregar os olhos, bactérias podem ser transportadas para dentro deles e, o que a princípio poderia ser somente uma alergia, pode se transformar em uma conjuntivite bacteriana.

Ceratocone

É bem possível que esse hábito provoque lesões. Ao pressionar os olhos cada vez que você os coça, a córnea pode sofrer deformação — já que a sua composição é sensível e o efeito pode se tornar permanente. Ela pode assumir um formato cônico, ocasionando um sério problema de visão: o Ceratocone. Este faz surgir a miopia ou astigmatismo, além de reduzir a capacidade visual.

Descolamento da retina

Outro risco é o descolamento da retina. Essa é uma membrana que protege o globo ocular e transforma estímulos luminosos em nervosos. O problema ocorre quando ela se descola do seu tecido de suporte e, se não tratado, o quadro pode evoluir para a perda total da visão.

Como aliviar a coceira?

Se a coceira surgir repentinamente, tente se controlar! Mesmo que a vontade seja grande, não esfregue os olhos (lembre-se que isso só piora o incômodo).

Existem algumas maneiras fáceis de aliviar o desconforto, até que você seja avaliado por um médico:

Compressas

Uma maneira de diminuir a coceira é utilizar compressas de água, chá de calêndula ou camomila geladas. Para isso, umedeça um pano com algum desses líquidos e deixe sobre os olhos por alguns minutos.

Higienização

Para amenizar a coceira, é importante promover a limpeza dos olhos. Isso pode ser feito com soro fisiológico. Os colírios antialérgicos ou lubrificantes também são eficientes, mas utilize-os somente se o médico os receitar, ok?

Descanso

Como visto, o cansaço dos olhos pode ser uma das causas da coceira. Assim, ao utilizar aparelhos que exijam esforço visual por muito tempo, procure fazer intervalos, desviando o olhar para o ambiente ao seu redor. Piscar constantemente também proporciona a lubrificação, evitando o olho seco.

Dessa forma, não se esqueça desta importante informação: coçar os olhos faz mal. E, melhor do que tentar amenizar o incômodo esfregando os olhos, evite ao máximo que ele ocorra. Para isso, cuide bem da saúde ocular para evitar maiores problemas.

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e acompanhe as novidades do nosso blog!

Receba seu óculos de grau em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *