Kit Prove em Casa

Prove 4 óculos por 4 dias

Fechar
    Blog
    Olho Vivo

    Cenoura faz bem para os olhos: verdade ou mito?

    Aposto que sua vó dizia isso constantemente. Vem ver se ela estava certa!

    Cenoura faz bem para os olhos: verdade ou mito?

    Avós e mães recomendam insistentemente pra gente colocar cenoura no prato, sempre justificando que faz bem para os olhos.

    Mas será que elas estavam certas? Vamos, então, aos fatos.

    Como começou este papo?

    A história parece até ficção, de tão boa.

    De acordo com John Stolarczyk, curador do Museu da Cenoura, na Inglaterra, tudo começou com o seguinte acontecimento:

    Londres estava sob fogo aéreo pesado do exército de Hitler em 1939. A tática do blitzkrieg nazista, de bombardeios rápidos e letais, estava indo muito bem.

    Entretanto, em um determinado momento, como que por mágica, aviões alemães começaram a ser derrubados durante os ataques noturnos. A virada nos eventos levantou suspeita. O que teria mudado para que a reação dos ingleses tivesse melhorado da noite para o dia?

    Cenoura faz bem para os olhos: verdade ou mito?


    A verdade é que haviam entrado em operação os primeiros radares, que conseguiam detectar os bombardeiros e orientar a estratégia de defesa da RAF (Força Aérea Real) Inglesa. A tecnologia, entretanto, era secreta e, por questão de segurança, deveria se manter assim.

    A solução do ministro foi… mentir! Os pilotos ingleses começaram uma dieta rica em raízes e cenouras e, consequentemente, haviam melhorado sua visão noturna.

    Nascia ali o mito em que até hoje muitos insistem em acreditar.

    Boa para a visão ou não?

    Claro que é!

    Isoladamente, a cenoura não é suficiente para assegurar a saúde dos olhos de ninguém. Mas, associada a outros alimentos e combinada com cuidados regulares (como visitas ao oftalmologista, uso moderado de equipamentos eletrônicos, utilização de óculos escuros), a ingestão de cenoura ajuda a manter a saúde ocular em dia.

    Outros alimentos que ajudam na visão

    Cenoura faz bem para os olhos: verdade ou mito?

    Há alimentos bem mais ricos em vitamina A do que a cenoura. Dentre eles, o espinafre, a couve, alface e o fígado. Outras boas fontes de retinol são a batata-doce, a abóbora, o óleo de fígado de bacalhau e os peixes em geral.

    Para resumir, é melhor apostar numa alimentação equilibrada, diversificada, saudável e bem colorida de preferência! Adotar esta postura faz bem para o organismo de modo geral, incluindo os olhos.

    Cenoura faz bem para os olhos: verdade ou mito?

    Verdade ou Mito?

    Meia-verdade, então!

    Cenoura faz bem para a saúde e, de fato, contém nutrientes que ajudam no bom funcionamento dos olhos.

    Mas é importante destacar que o consumo de cenoura não faz a visão melhorar.

    Não há nenhuma base cientifica que comprove isso!

    A melhor alternativa para quem possui problemas como miopia e hipermetropia continua sendo o bom e velho par de óculos de correção ou as lentes de contato!

    Atenção: nosso objetivo é vender lentes de contato para quem fez adaptação com Médico Oftalmologista e recebeu orientação adequada, quanto ao uso e cuidados. Consulte regularmente seu médico oftalmologista para avaliar a saúde de seus olhos e saber se pode usar ou continuar usando lentes de contato.