Kit Prove em Casa

Prove 4 óculos por 4 dias

Fechar
    Blog
    Por Dentro

    Afinal, como desentortar óculos?

    Conheça o passo a passo para alinhar a sua armação e poder usar os seus óculos com o conforto de sempre

    Desentortar os óculos exige muito cuidado

    Seus óculos caíram no chão e alguém pisou em uma de suas hastes? Ou, você os deixou sobre a poltrona e, por descuido, sentou em cima deles? Ou, ainda, dormiu com eles e, quando acordou, estavam tortos sobre a cama? E agora: como desentortar óculos?

    Se você está nessa situação e não sabe o que fazer, a dica é manter a calma. Temos uma boa notícia: em alguns casos, é possível resolver o problema dentro de casa. E é isso que vamos mostrar neste artigo. Mas, antes, explicaremos por que você não deve usar os seus óculos, caso eles estejam mal ajustados.

    Descubra por que usar óculos tortos faz mal

    O encaixe perfeito dos óculos no rosto é fundamental para o seu conforto e para a saúde dos seus olhos. Se, por algum motivo, sua armação está desalinhada, ela ficará "sobrando". Isso, com certeza, causará irritação.

    Se, por outro lado, ela ficar apertada após um incidente, você poderá sentir dores de cabeça. Em ambas as situações, suas atividades serão prejudicadas. Portanto, jamais utilize óculos que apresentem alguma assimetria. Para se livrar de incômodos, aprenda a desentortá-los.

    Saiba como desentortar óculos

    Antes de seguir o passo a passo, vale lembrar que o mais indicado é consultar um profissional para desentortar os seus óculos. Tente consertá-los em casa apenas se estiver muito confiante, para ter certeza de que não correrá o risco de quebrá-los.

    Outro ponto importante é sobre o material de fabricação dos óculos. O procedimento abaixo é recomendado somente para alguns tipos de acetato, ou seja, a depender do material de confecção, não terá a mesma eficácia. O mesmo vale para as armações de metal, já que não é possível desentortar dessa maneira.

    Sobre as lentes, caso tenham algum tratamento especial, como antirreflexo, podem trincar em contato com a água muito quente. E lembre-se: tenha sempre muita delicadeza no manuseio e muito cuidado para não quebrar os seus óculos.

    Para ajustar a sua armação, você vai precisar de:

    • uma tigela;
    • panos macios;
    • alicate de metal.

    Primeiramente, você deverá encher uma tigela com água quente até que cubra toda a armação dos óculos. Mas cuidado para que a temperatura não fique quente demais ao toque.

    Em seguida, mergulhe os óculos no recipiente pelo período de três a cinco minutos. O segredo é esquentar um pouco a armação para que fique flexível e facilite o manuseio.

    Você removerá os óculos e, com um pano macio, os secará. Depois, deverá cobrir com outro pano macio a parte da armação que precisa ser ajustada. Com a ajuda de um alicate, você fará o devido alinhamento dos seus óculos.

    Ao finalizar a tarefa, retire o pano e veja como ficou. Caso a armação ainda esteja torta, repita o passo a passo até que ela fique alinhada, exatamente como você a comprou. Pronto! Seus óculos já podem ser usados de novo.

    Nem por isso você deve deixá-los em qualquer lugar ou manuseá-los de qualquer jeito. O ideal é zelar pelos seus óculos para evitar passar por esse susto. Saiba como fazer isso.

    Aprenda a cuidar dos seus óculos

    Cuidado com os óculos

    Com o objetivo de ajudar você a manter os seus óculos sempre novos e bonitos, separamos algumas dicas importantes. Confira:

    • não coloque os óculos sobre a cabeça, pois essa prática pode provocar o desalinhamento da armação;
    • mantenha-os distantes do calor. Isso pode prejudicar o tratamento das lentes e deformar a armação;
    • lave as lentes apenas com água. Em seguida, deixe-as secar naturalmente ou seque-as com lenço de microfibra. Essa é a melhor maneira de fazer a limpeza dos óculos;
    • coloque e retire os óculos sempre com as duas mãos;
    • e, claro, guarde-os no estojo com as lentes voltadas para cima.

    Em resumo, descobrir como desentortar óculos é fundamental para voltar a usá-los com conforto e segurança. Mas, caso não consiga corrigir o problema em casa, a recomendação é procurar um profissional especializado, que pode ser o seu oftalmologista.

    Agora que você já sabe como desentortar óculos, compartilhe o seu conhecimento nas redes sociais para ajudar os seus amigos que também podem estar em apuros!