Kit Prove em Casa

Prove 4 óculos por 4 dias

Fechar
    Blog
    Olho Vivo

    A importância de usar óculos de grau para tratar problemas de visão

    Confira os problemas mais comuns e saiba se você precisa ou não de óculos de grau

    A importância de usar óculos de grau para tratar um problema de visão

    Dificuldade para enxergar e distinguir imagens, dor de cabeça, dor nos olhos: se você estiver sentindo algum desses sintomas, é bem possível que precise de lentes corretivas. Usar óculos de grau é uma forma bastante efetiva de corrigir estes e outros problemas oftalmológicos.

    Acompanhe este post e veja quais são os problemas de visão mais recorrentes e qual a melhor maneira de tratá-los.

    MIOPIA

    A miopia é um dos problemas de visão mais comuns. Trata-se da dificuldade para enxergar objetos à distância, que resulta em formas indistintas ou borradas. Essa condição não prejudica a visão de objetos próximos.

    Se não tratado, o problema pode piorar. Por isso, para reduzir as dificuldades causadas pela miopia, como visão ineficiente e dor de cabeça, é importante usar óculos de grau.

    HIPERMETROPIA

    A hipermetropia, ao contrário da miopia, é caracterizada pela dificuldade para enxergar objetos próximos, um problema que afeta, sobretudo, a leitura. Os sintomas dessa condição incluem visão de perto embaçada, cansaço nos olhos e dor de cabeça. Também é um problema que pode ser resolvido facilmente com o uso de óculos de grau.

    ASTIGMATISMO

    O astigmatismo provoca visão embaçada e distorção das bordas das imagens, ou seja, os contornos dos objetos são vistos de forma irregular. Confundir letras e figuras semelhantes é um indicativo desse problema. Tanto a visão de objetos próximos quanto a daqueles que estão mais distantes são afetadas pelo astigmatismo.

    PRESBIOPIA

    A presbiopia é conhecida popularmente como vista cansada. É um problema decorrente do declínio da capacidade da visão conforme a idade avança. Trata-se de uma condição comum a partir dos 40 anos e, em menor ou maior grau, a tendência é que qualquer pessoa seja afetada pela presbiopia antes de atingir a terceira idade.

    A presbiopia faz parte do envelhecimento natural dos olhos e não tem cura, mas os incômodos causados pela vista cansada são reduzidos com o uso dos óculos indicados pelo oftalmologista.

    SAIBA SE VOCÊ PRECISA USAR DE ÓCULOS DE GRAU

    A importância de usar óculos de grau para tratar um problema de visão

    A única forma de identificar um problema de visão é com a realização de exames oftalmológicos. Infelizmente, adiar os cuidados com a saúde é um mau hábito que temos e que agrava o quadro. É um grande erro.

    A verdade é que nos acostumamos com os sintomas incômodos causados por um problema de visão, como a dor de cabeça, os olhos avermelhados e até a necessidade de franzir a testa durante uma leitura. Isso, porém, não é natural: ao contrário, são indicativos de que se está forçando a visão.

    Também é muito importante que os pais fiquem atentos aos sinais de que seus filhos estejam com algum problema oftalmológico e procurem acompanhamento o quanto antes, para que isso não interfira no aprendizado e no rendimento escolar da criança.

    Toda dificuldade ou doença deve ser devidamente acompanhada por um especialista, para que não evolua para quadros mais graves. Por isso, para saber se você precisa usar óculos de grau, o ideal é consultar um oftalmologista e confirmar qual é o seu problema de visão e qual tipo de lente pode melhorar sua condição.

    Da mesma forma, é importantíssimo visitar o especialista periodicamente para novos exames que avaliem os efeitos dos óculos e a necessidade de substituir as lentes, caso o grau tenha aumentado.

    Então, se você sente dores de cabeça frequentes, cansaço ocular, visão embaçada ou sintomas similares, pare de adiar os exames e descubra logo se precisa usar óculos de grau.

    Você ainda não sabe se tem algum problema de visão? Não fique com dúvidas, leia nosso post sobre os sinais de que você precisa usar óculos.