Conheça os tipos de lentes para óculos de grau

IMG_2806

Conhecer os diferentes tipos de lentes oftálmicas é fundamental para quem tem necessidade de usar óculos de grau. Atualmente, e devido a toda a evolução na área da oftalmologia, as pessoas podem pensar em conforto e optar por óculos de grau adaptados ao seu problema e ao seu estilo de vida. Para receber os melhores conselhos e esclarecer qualquer dúvida, é importante consultar um oftalmologista.

Mas confira algumas dicas para saber ais sobre o assunto e conversar com seu médico!

As lentes oftálmicas podem ser classificadas de acordo com três critérios:

  • o material usado para seu fabricação. Existem as versões inorgânicas ou em vidro, e as orgânicas, como as acrílicas. Qualquer uma tem suas vantagens e desvantagens, no entanto, as acrílicas são muito procuradas, pois são mais leves e duráveis do que o vidro e apresentam uma excelente qualidade visual.
  • o valor dióptrico. Nesse caso, as opções incluem as convergentes e as divergentes. O uso de uma ou de outra está diretamente relacionado ao problema oftálmico a ser corrigido. Por exemplo, no caso de miopia, são utilizadas as divergentes, que são mais espessas nas bordas do que no centro, enquanto as convergentes são mais grossas ao meio e finas nas bordas, sendo indicadas para casos de hipermetropia.
  • o tipo de foco. As lentes podem ser monofocais, bifocais e multifocais ou progressivas. As monofocais são apenas para um campo de visão. Já as bifocais permitem enxergar tanto de perto como de longe, pois possuem dois campos de visão. E as multifocais apresentam muitas vantagens pois permitem que a pessoa enxergue de longe, meia-distância e perto, oferecendo uma visão ininterrupta.

Outras características podem ser consideradas em sua escolha, como as antirreflexo, importantes para quem dirige muito ou fica várias horas em frente ao computador, e as antiabrasivas, que são mais resistentes a um dia a dia mais agitado, estando protegidas contra pequenos riscos.

Fique informado e cuide de sua visão da melhor forma. Procure um bom profissional oftálmico e faça as melhores escolhas!